SNS indica sete urgências fechadas no sábado e oito no domingo.
Quatro urgências estão encerradas esta sexta-feira nos hospitais e o acesso será mais difícil no fim de semana, com o portal do Serviço Nacional de Saúde (SNS) a indicar sete urgências fechadas no sábado e oito no domingo.
De acordo com os dados consultados pela Lusa às 13h15 desta sexta-feira, estão encerradas esta sexta-feira três urgências de obstetrícia e ginecologia – Hospital Nossa Senhora do Rosário (Barreiro), Hospital Dr. Manoel Constâncio (Abrantes) e Hospital Santo André (Leiria) -, além de uma urgência pediátrica, também no Hospital do Barreiro.
A urgência pediátrica do Hospital Prof. Dr. Fernando Fonseca está aberta das 08h00 às 20h00 e referenciada entre as 20h00 e a meia-noite.
O hospital, também conhecido como Amadora-Sintra, teve igualmente referenciada a urgência de obstetrícia e ginecologia referenciada até às 08h00 da manhã desta sexta-feira.
Nas unidades referenciadas, os serviços estão reservados aos casos de urgência internos ou referenciados pelo Centro de Orientação de Doentes Urgentes (CODU) do Instituto Nacional de Emergência Médica (INEM) ou pela linha SNS 24.
Está também referenciada a urgência de pediatria do centro materno infantil do Norte (ULS Santo António), no Porto, entre as 08h00 e as 18h00.
Já a urgência de obstetrícia e ginecologia do Hospital Garcia de Orta, em Almada, permanece todo o dia referenciada para o CODU/INEM.
No sábado, o portal do SNS prevê o encerramento de sete urgências, entre as quais as de obstetrícia e ginecologia do Hospital Amadora-Sintra, do Hospital do Barreiro, do Hospital de Vila Franca de Xira, do Hospital de Abrantes e do Hospital de Leiria. Vão estar igualmente encerradas as urgências pediátricas do Hospital Beatriz Ângelo, em Loures, e do Hospital do Barreiro.
Para este dia estão ainda referenciadas a urgência pediátrica do Amadora-Sintra, entre os períodos 00h00-08h00 e 20h00-24h00 (aberta das 08h00 às 20h00), a urgência de obstetrícia e ginecologia do Hospital São Francisco Xavier, entre as 21h00 e as 24h00, e a urgência pediátrica do centro materno infantil do Norte, das 08h00 às 18h00.
A urgência de obstetrícia e ginecologia do Hospital Garcia de Orta (Almada) vai continuar todo o dia referenciada para o CODU/INEM.
Relativamente o domingo, o portal do SNS antecipa oito urgências fechadas: as mesmas que já se preveem encerradas no sábado e a urgência de pediatria do Hospital Santo André (Leiria).
Encontram-se referenciadas para esse dia as mesmas urgências da véspera, apenas com a alteração do período no Hospital São Francisco Xavier, que surge no domingo como unidade referenciada das 00:00 às 09:00, ficando aberta o resto do dia.
Ao todo estão hoje encerradas quatro urgências, três referenciadas (com restrições) e uma referenciada CODU/INEM, estando abertas 199 urgências. No sábado prevê-se que sete urgências estejam encerradas, três referenciadas, uma referenciada CODU/INEM e 196 abertas, enquanto no domingo se antecipa o encerramento de oito urgências, além da referenciação de outras três e de uma para o CODU/INEM, com 195 em funcionamento.
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui ,
para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana. Boas leituras!
Para poder adicionar esta notícia aos seus favoritos deverá efectuar login.
Caso não esteja registado no site da Sábado, efectue o seu registo gratuito.
Para poder votar newste inquérito deverá efectuar login.
Caso não esteja registado no site da Sábado, efectue o seu registo gratuito.
Brigitte e Emmanuel nada têm a ganhar com este processo que empestará ainda mais a atmosfera tóxica que rodeia o presidente, condenado às agruras políticas de um deplorável fim de mandato
O Chega está no centro do discurso político e comunicacional português, e bem pode o PSD querer demarcar-se a posteriori (e não quer muito) que perde sempre. A agenda política e comunicacional é a do Chega e, com a cloaca das redes sociais a funcionar em pleno
É tempo de clarificação e de explicarmos às opiniões públicas europeias que sem Segurança não continuaremos a ter Liberdade. A violação do espaço aéreo polaco por parte da Rússia, com 19 drones, foi o episódio mais grave da história da NATO. Temos de parar de desvalorizar a ameaça russa. Temos de parar de fazer, mesmo que sem intenção, de idiotas úteis do Kremlin. Se não formos capazes de ajudar a Ucrânia a resistir, a passada imperial russa entrará pelo espaço NATO e UE dentro