Sábado – Pense por si

Emitido mandado de detenção para Vale e Azevedo

Tribunal de Lisboa refere que antigo presidente do Benfica se recusa a comparecer perante o juiz.

O Tribunal de Lisboa considerou Vale e Azevedo contumaz por ter recusado deliberadamente comparecer perante o juiz. A justiça emitiu, assim, um mandado de detenção para o antigo presidente do Benfica. Em causa está um processo em que Vale e Azevedo é acusado de prestar garantias falsas de três milhões de euros em processos judiciais e de tentar burlar o BCP.

Extradição: Tribunal de Londres rejeita recurso de Vale e Azevedo
Extradição: Tribunal de Londres rejeita recurso de Vale e Azevedo Sábado

O tribunal lembra que o arguido foi notificado por "edital para se apresentar em juízo, no prazo de 30 dias, sob pena de ser declarado contumaz", não o tendo feito. Por este motivo, o Tribunal Judicial da Comarca de Lisboa considerou o arguido "contumaz".

No documento, o coletivo de juízes diz mesmo que a atitude de Vale e Azevedo raia "até a má-fé processual".

Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!

As 10 lições de Zaluzhny (I)

O poder não se mede em tanques ou mísseis: mede-se em espírito. A reflexão, com a assinatura do general Zaluzhny, tem uma conclusão tremenda: se a paz falhar, apenas aqueles que aprendem rápido sobreviverão. Nós, europeus aliados da Ucrânia, temos de nos apressar: só com um novo plano de mobilidade militar conseguiríamos responder em tempo eficaz a um cenário de uma confrontação direta com a Rússia.