Os correspondentes estrangeiros frisam o papel de destaque do coordenador da ‘task force’ para atingir a marca de quase 89% da população imunizada no país.
O anterior coordenador da ´task force’ de vacinação contra a covid-19, Gouveia e Melo, foi eleito personalidade do ano pela Associação da Imprensa Estrangeira em Portugal (AIEP), foi hoje anunciado.
Em comunicado, a AIEP explica que o Prémio Personalidade do Ano - Martha de la Cal pretende distinguir a pessoa ou a instituição que mais contribuiu para promover a imagem de Portugal no estrangeiro durante o ano.
A escolha é feita através de eleição interna entre os jornalistas.
"O sucesso da estratégia de vacinação de Portugal foi notícia em todo o mundo. Os nossos correspondentes dedicaram muitas reportagens ao tema, que suscitou enorme interesse no exterior. Por isso, a escolha do vice-almirante Gouveia e Melo não demorou a conquistar o apoio da maioria dos profissionais", explica a jornalista Giuliana Miranda, presidente da AIEP, citada no comunicado.
Os correspondentes estrangeiros salientam igualmente o papel de destaque do coordenador da ‘task force’ para atingir a marca de quase 89% da população imunizada no país.
Reagindo à escolha da imprensa internacional, o vice-almirante agradeceu o galardão: "Agradeço o prémio que representa um esforço nacional onde todos contribuíram".
O prémio de personalidade do ano é atribuído desde 1990 pela AIEP, que tem atualmente 54 jornalistas internacionais oriundos de quase 20 países
Em edições anteriores, o prémio já foi entregue a empresários, políticos, artistas, desportistas e instituições.
Entre os escolhidos estão nomes como a pianista Maria João Pires, o escritor José Saramago, a fadista Mariza, os capitães de abril, o antigo Presidente da República Mário Soares, o futebolista Cristiano Ronaldo e o secretário-geral da ONU António Guterres.
Em 2020, o prémio foi entregue ao empresário José Neves, fundador da Farfetch, que se destacou por seu contributo na sociedade portuguesa ao criar uma fundação para a educação.
Desde 2012, o prémio dos correspondentes passou a ser denominado Martha de la Cal, uma homenagem à jornalista norte-americana (1927-2011) que trabalhou durante vários anos em Portugal para a revista Time e que foi uma das fundadoras da AIEP, há 43 anos.
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui ,
para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana. Boas leituras!
Para poder adicionar esta notícia aos seus favoritos deverá efectuar login.
Caso não esteja registado no site da Sábado, efectue o seu registo gratuito.
"O afundamento deles não começou no Canal; começou quando deixaram as suas casas. Talvez até tenha começado no dia em que se lhes meteu na cabeça a ideia de que tudo seria melhor noutro lugar, quando começaram a querer supermercados e abonos de família".