Presidente do conselho diretivo disse que o instituto vai avançar com um novo sistema de combate à fraude que vai permitir monitorizar e evitar "comportamentos desviantes".
A presidente do conselho diretivo da ADSE,Sofia Portela, disse esta quarta-feira que o instituto vai avançar com um novo sistema de combate à fraude que vai permitir monitorizar e evitar "comportamentos desviantes".
A dirigente do instituto público de gestão participada falava na comissão parlamentar deSaúde, onde esteve a ser ouvida a pedido do CDS-PP, BE e PSD sobre a polémica relacionada com a suspensão das convenções por parte de grupos privados.
Sofia Portela defendeu que há "um caminho" a fazer de "controlo, modernização" que permita fazer atempadamente um conjunto de análises com vista à monitorização "e evitar comportamentos desviantes ou pelo menos atuar se eles vierem a acontecer".
"Nesse sentido, a ADSE adjudicou há poucos dias um processo de 'business intelligence' e tem por objetivo este ano avançar para um sistema que acompanhe aquilo que são as práticas dos dias de hoje em termos internacionais de fraude em saúde", disse a dirigente daADSE.
Segundo afirmou, trata-se de fraude "no sentido mais lato", ou seja, "abuso, desperdício, no fundo, é avaliação de comportamentos desviantes".
Sofia Portela sublinhou que já em 2018 a ADSE avançou com vários instrumentos com vista à eficiência e controlo, como foi o caso da faturação eletrónica ou o facto de passar a ser exigido o número da cédula do médico.
Além disso, foi implementado um processo de autorizações prévias para vários atos, processo que deverá ser alargado.
"É um caminho que temos feito também em diálogo com os prestadores", sublinhou a presidente da ADSE.
ADSE vai avançar com novo sistema de combate à fraude
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui ,
para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana. Boas leituras!
Para poder adicionar esta notícia aos seus favoritos deverá efectuar login.
Caso não esteja registado no site da Sábado, efectue o seu registo gratuito.
Para poder votar newste inquérito deverá efectuar login.
Caso não esteja registado no site da Sábado, efectue o seu registo gratuito.
O regresso de Ventura ao modo agressivo não é um episódio. É pensado e planeado e é o trilho de sobrevivência e eventual crescimento numa travessia que pode ser mais longa do que o antecipado. E que o desejado. Por isso, vai invocar muitos salazares até lá.
É muito evidente que hoje, em 2025, há mais terraplanistas, sim, pessoas que acreditam que a Terra é plana e não redonda, do que em 1925, por exemplo, ou bem lá para trás. O que os terraplanistas estão a fazer é basicamente dizer: eu não concordo com o facto de a terra ser redonda.