Sábado – Pense por si

Câmara de Lisboa abrigou mais de 400 pessoas sem-abrigo devido ao frio

14 de janeiro de 2019 às 17:40
As mais lidas

A Câmara de Lisboa recebeu 451 pessoas e serviu 886 refeições durante a fase amarela do plano de contingência para proteger as pessoas em situação de sem-abrigo.

ACâmara Municipal de Lisboainformou hoje que foram recebidas 451 pessoas e servidas 886 refeições durante a fase amarela do plano de contingência para proteger as pessoas em situação desem-abrigo, ativada entre quarta-feira e domingo.

Numa nota enviada às redações, o município informa que, além das 451 pessoas, foram recebidos 10 animais de companhia em situação de sem-abrigo.

O comunicado acrescenta que "foram servidas um total de 886 refeições", das quais "670 refeições ligeiras" e "683 bebidas como chá, café, leite, sumos e água".

"O dispositivo contou com quatro carrinhas para transporte de pessoas, com motorista e técnicos sociais das várias instituições parceiras da Câmara Municipal", pode ler-se na mesma nota.

A autarquia lisboeta, liderada pelo socialistaFernando Medina, destaca que, a partir do Pavilhão Casal Vistoso, "houve 150 encaminhamentos para pernoita para cinco centros de acolhimento e um pavilhão" e "foram referenciadas e tratadas 32 pessoas com problemas de saúde, sendo que três delas tiveram encaminhamento hospitalar".

Assim, "o dispositivo do Pavilhão do Casal Vistoso voltará a ser ativado caso se voltem a verificar as temperaturas mínimas dos últimos dias", sublinha a câmara municipal.

O plano está neste momento na fase azul, "em que à monitorização daProteção Civilse acrescenta um reforço das equipas técnicas de rua para a distribuição de agasalhos e bebidas quentes".

A fase amarela do plano de contingência da Câmara de Lisboa para proteger as pessoas em situação de sem-abrigo do frio foi ativada na quarta-feira às 17:00, disse na terça-feira à Lusa o vereador dos Direitos Sociais, Manuel Grilo (BE - partido que tem um acordo de governação do concelho com o PS).

No mesmo dia, o autarca informou que o Pavilhão Municipal Casal Vistoso iria ficar aberto para que as pessoas pudessem "aceder a refeições quentes, dormir com temperatura adequada e também roupa quente", bem como as estações de metro do Oriente, Saldanha, Intendente, Rossio e Santa Apolónia durante o período noturno, até que a fase amarela fosse desativada.

Já na quarta-feira, a Junta de Freguesia da Estrela anunciou que o pavilhão desportivo da Lapa também se encontrava disponível para acolher pessoas em situação de sem-abrigo.

Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!

As 10 lições de Zaluzhny (I)

O poder não se mede em tanques ou mísseis: mede-se em espírito. A reflexão, com a assinatura do general Zaluzhny, tem uma conclusão tremenda: se a paz falhar, apenas aqueles que aprendem rápido sobreviverão. Nós, europeus aliados da Ucrânia, temos de nos apressar: só com um novo plano de mobilidade militar conseguiríamos responder em tempo eficaz a um cenário de uma confrontação direta com a Rússia.