Sábado – Pense por si

O homem que geria as fortunas escondidas dos portugueses

António José Vilela
António José Vilela 06 de dezembro de 2016 às 16:59

Michel Canals geriu na UBS e na Akoya mais de 2,5 mil milhões de euros de portugueses. O gestor de fortunas sabe os segredos das contas suíças de Armando Vara, Duarte Lima, Hélder Bataglia, Álvaro Sobrinho e Carlos Santos Silva, alegado testa-de-ferro de José Sócrates."Nunca lhes perguntei se pagavam impostos", diz à SÁBADO

Esteve 34 anos na Union de Banques Suisse (UBS), entre 1975 e 2009, e foi lá que começou a lidar de perto com os segredos dos milionários portugueses que levaram parte das fortunas para a Suíça. Michel Canals montou depois a polémica gestora de patrimónios Akoya e acabou detido em 2012 no âmbito do processo Monte Branco, uma das maiores fraudes fiscais ocorridas em Portugal. Aos 57 anos, o antigo gestor de fortunas define-se como um homem simples que tem problemas com a Justiça portuguesa. E diz que não está arrependido de nada. 

Para continuar a ler
Já tem conta? Faça login

Assinatura Digital SÁBADO GRÁTIS
durante 2 anos, para jovens dos 15 aos 18 anos.

Saber Mais
Urbanista

A repressão nunca é sustentável

Talvez não a 3.ª Guerra Mundial como a história nos conta, mas uma guerra diferente. Medo e destruição ainda existem, mas a mobilização total deu lugar a batalhas invisíveis: ciberataques, desinformação e controlo das redes.