Sábado – Pense por si

13 pessoas acusadas de forjar matrículas para "tirar anos" a autocarros usados

04 de dezembro de 2018 às 16:46
As mais lidas

O Ministério Público do Porto acusou oito pessoas e cinco empresas de falsificarem documentos para "retirar anos" a autocarros usados importados de Espanha, deixando-os "aptos" para serviços como o transporte de crianças, revelou hoje a Procuradoria-Geral Distrital (PGD).

OMinistério Público do Portoacusou oito pessoas e cinco empresas de falsificarem documentos para "retirar anos" a autocarros usados importados de Espanha, deixando-os "aptos" para serviços como o transporte de crianças, revelou hoje a Procuradoria-Geral Distrital (PGD).

"De acordo com a acusação, para que os veículos pudessem estar aptos em Portugal ao desempenho de determinados serviços, nomeadamente o transporte de crianças, os seus documentos de identificação originais espanhóis foram forjados, com a alteração da data da primeira matrícula, de modo a retirar anos ao tempo de vida do veículo", revela a PGD na sua página da Internet.

A PGD esclarece estar em causa "a importação de Espanha, em 2009, 2011 e 2012, de cinco autocarros de passageiros usados, por cinco empresas portuguesas", sendo que, num dos casos, um veículo "com primeira matrícula de 1992 foi legalizado como se a mesma tivesse sido atribuída em 2002".

Segundo a PGD, os documentos falsificados "serviam depois para instruir o pedido de legalização" no "IMTT [Instituto de Mobilidade e Transportes] do Porto e na Alfândega do Freixieiro, Matosinhos".

A PGD observa que o Ministério Público (MP) no Departamento de Investigação e Ação Penal (DIAP) do Porto deduziu a acusação a 07 de novembro, "contra treze arguidos", imputando a todos o "crime de falsificação de documento".

Oito dos arguidos são "pessoas singulares" e cinco são "pessoas coletivas", acrescenta.

Segundo a PGD, dois dos arguidos estão acusados de três crimes, a um foram imputados dois crimes e aos restantes é atribuída a autoria de um crime.

Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Ventos de Oeste

Chuvas intensas vão cair (Parte III)

Depois do canalha Musk ter tido o descaramento de declarar que a empatia é uma das fraquezas fundamentais da civilização europeia, eis que a Administração Trump se atreve a proclamar que as actividades da UE minam a liberdade política e a soberania dos povos.