Secções
Entrar

PSD chama Galamba para explicar de reunião secreta com CEO da TAP

Alexandre R. Malhado , Margarida Davim 05 de abril de 2023 às 17:05

Fonte do grupo parlamentar do PSD confirma à SÁBADO que vai pedir para ouvir o ministro das Infraestruturas sobre a reunião secreta do PS e assessores do Governo na véspera da audição à CEO da TAP em janeiro.

18 de janeiro de 2023. Christine Ourmières-Widener, CEO da TAP, foi ouvida numa audição parlamentar para justificar a indemnização de 500 mil euros paga a Alexandra Reis, noticiada peloCorreio da Manhã. Na véspera, reuniu-se com o PS e assessores do Governo, entre eles uma adjunta da ministra Ana Catarina Mendes e o chefe de gabinete de João Galamba, para se preparar para a audição. Esta foi uma das revelações que saiu esta terça-feira da Comissão Parlamentar de Inquérito à Tutela Política da Gestão da TAP, onde Ourmières-Widener foi novamente ouvida. Em consequência, o PSD quer chamar o ministro das Infraestruturas.

João Cortesão

A informação foi confirmada pelaSÁBADOjunto de fonte do grupo parlamentar do PSD. O objetivo desta reunião será pedir justificações ao ministro João Galamba sobre por que motivo membros do Governo, inclusive do seu gabinete, se reuniu com a presidente executiva da TAP em vésperas de ser ouvida pelos deputados. Os deputados social-democratas também querem ouvir o governante no que tocaàs restantes informações avançadas por Ourmières-Widener esta terça-feira.

"A reunião… é difícil ajuizá-la. Na minha cabeça era algo que tinha de fazer, por isso não fiz juízos de valor", respondeu Ourmières-Widener ao deputado Bernardo Blanco, que questionou se era "ético" a CEO da TAP reunir-se com o PS e o Governo em preparação do escrutínio parlamentar. Uma coisa é certa: a 18 de janeiro, dia da audição inicial, a gestora nunca respondeu de forma clara à pergunta sobre se Alexandra Reis se demitira ou fora demitida.

Alexandra Reis, ex-administradora da TAP e ex-secretária de Estado do Tesouro, vai ser ouvida esta quarta-feira e a quarta pessoa ouvida pela comissão parlamentar de inquérito à tutela política da gestão da companhia aérea. O grupo, constituído por iniciativa do BE, já ouviu a Inspeção-Geral de Finanças (IGF), o administrador financeiro da empresa, Gonçalo Pires, e da presidente executiva, Christine Ourmières-Widener.

Artigos Relacionados
Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Artigos recomendados
As mais lidas
Exclusivo

Operação Influencer. Os segredos escondidos na pen 19

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima
Portugal

Assim se fez (e desfez) o tribunal mais poderoso do País

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Portugal

O estranho caso da escuta, do bruxo Demba e do juiz vingativo

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela