Secções
Entrar

PSD aprova definição até 30 de junho

Margarida Davim 19 de fevereiro de 2022 às 22:30

Proposta apresentada pelas distritais foi aprovada: prevê que haja eleições com órgãos eleitos até 30 de junho. Mas Mota Pinto recorda que é Rio quem tem prazos na mão.

Num Conselho Nacional sem história, foi aprovada uma proposta para que haja eleições internas com órgãos eleitos até 30 de junho e que marque nova reunião deste órgão para marcar diretas em 20 dias.

Ricardo Castelo\Nfactos

A proposta partiu das distritais de Viana do Castel, Viseu, Santarém, Braga, Leiria, Porto, Setúbal, Área Oeste, Coimbra, Faro, Lisboa, Castelo Branco, Beja, Guarda, Bragança, Vila Real e Portalegre, mas no final da reunião o presidente da mesa veio falar aos jornalistas, para lembrar que é Rui Rio quem decide os calendários.

"Isso está dependente da iniciativa da Comissão Política Nacional e do presidente", disse Paulo Mota Pinto, sublinhando que o que foi aprovado é apenas uma "recomendação".

Rui Rio tem mandato para dois anos (foi eleito em janeiro) e não se demitiu neste Conselho Nacional, apesar de ter dito na noite da derrota nas legislativas que não vê "utilidade" em continuar à frente do PSD.

Ainda assim, Rio disse neste Conselho Nacional que a sua ideia é sair no final da sessão legislativa.

Numa reunião que acabou sem datas nem candidatos a líder, houve tempo para discutir o posicionamento do PSD.

Segundo relatos feitos à SÁBADO, Miguel Pinto Luz defendeu que o partido não deve "ter medo" de se aproximar do Chega. E Salvador Malheiro disse querer um partido que vá até ao centro esquerda.

Pelo meio, houve quem quisesse pôr o dedo nas feridas abertas pela divisão interna.

"O caminho futuro do PPD/PSD poderá começar hoje e aqui, com a necessária catarse, mas tem de ser um caminho de reconciliação, um caminho onde possamos reconstruir o nosso espírito de corpo único, rico na diversidade e no respeito pela pluralidade interna, mas uno no momento de nos apresentarmos aos portugueses", terá dito o líder da concelhia do PSD Lisboa, Luís Newton.

Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Artigos recomendados
As mais lidas
Exclusivo

Operação Influencer. Os segredos escondidos na pen 19

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima
Portugal

Assim se fez (e desfez) o tribunal mais poderoso do País

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Portugal

O estranho caso da escuta, do bruxo Demba e do juiz vingativo

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela