Sábado – Pense por si

Nuno Tiago Pinto
Nuno Tiago Pinto
15 de dezembro de 2021 às 18:00

Uma carta aos leitores

Capa da Sábado Edição 26 de agosto a 1 de setembro
Leia a revista
Em versão ePaper
Ler agora
Edição de 26 de agosto a 1 de setembro

Ao longo de quase 18 anos, a sua SÁBADO passou por inúmeras alterações. Mas em todos esses anos houve algo que nunca mudou: o nosso compromisso em produzir uma informação rigorosa, com absoluta liberdade, e sempre tendo em mente o interesse do leitor.

Caro leitor, ao longo de quase 18 anos, a suaSÁBADOpassou por inúmeras alterações. Atravessámos remodelações gráficas, renovações da equipa de jornalistas e alterações na direção editorial. Mas houve algo que nunca mudou: o nosso compromisso em produzir uma informação rigorosa, com absoluta liberdade, e sempre tendo em mente o interesse do leitor.

Neste momento, em que atravessamos um novo período de mudança, com a criação de uma direção-geral para vários títulos da Cofina, foi-me pedido para liderar a redação daSÁBADOaté à nomeação de uma nova direção.

Aceitei o desafio consciente da pesada responsabilidade. Desde logo porque não é fácil suceder a uma direção composta por três dos melhores jornalistas do País – Eduardo Dâmaso, que passou para a nova direção-geral, António José Vilela e Carlos Rodrigues Lima –, camaradas e amigos com quem tenho tido o privilégio e o orgulho de trabalhar. Mas também pela memória que tenho de tudo o que foi feito na sua SÁBADO desde que aqui entrei há 16 anos. Em diferentes períodos, estivemos sempre na primeira linha da atualidade: dos negócios do universo Espírito Santo às suspeitas em torno de José Sócrates, das teias de ligações na Maçonaria à fraude no BPN, do escândalo de Tancos às ligações familiares na política, entre muitos outros. Nestes anos, abordámos o nosso trabalho num permanente exercício de criatividade: tivemos concertos na redação, pusemos jornalistas a viver com pouca água ou sem utilizar plástico para tratar as alterações climáticas e levámos para a rua bonecos em tamanho real de José Sócrates e André Ventura para saber o que os portugueses gostariam de lhes dizer.

Tudo isto e muito mais só foi possível graças ao extraordinário grupo de jornalistas, fotojornalistas e designers que semanalmente produzem a revista que tem nas mãos e que lhe levam diariamente, na edição online, a informação essencial para que possa tomar decisões informadas. São sobretudo eles que nos dão a garantia de que a SÁBADO se irá manter como uma referência na informação, com total independência política, ideológica, religiosa e económica.

Vivemos tempos desafiantes. A SÁBADO lidera as vendas em banca no segmento das newsmagazines, tem crescido nas assinaturas digitais e prepara-se para ter uma presença regular na CMTV. Mas, como a generalidade da imprensa, enfrenta uma quebra de vendas e receitas, que dificultam a existência de um jornalismo livre e independente, fundamental à democracia. Esta é uma luta que vale a pena ser travada. Pode contar connosco para ela – tal como nós contamos consigo.

Boa semana.

Mais crónicas do autor
26 de agosto de 2025 às 23:00

O resort mais rico e fechado

Não foi fácil, mas desvendamos-lhe os segredos do condomínio mais luxuoso de Portugal - o Costa Terra, em Melides. Conheça os candidatos autárquicos do Chega e ainda os últimos petiscos para aproveitar o calor.

19 de agosto de 2025 às 23:00

D. Manuel I e a carta do achamento

Recordamos a vida e os feitos do Rei, em cujo reinado se chegou à Índia e ao Brasil. E ainda: o diálogo Chega-PSD e as histórias das pessoas que têm hobbies extremos.

12 de agosto de 2025 às 23:00

Comer bem e fugir ao açúcar

No tema de capa desta semana, quatro nutricionistas dão conselhos sobre boa alimentação e como fugir ao açúcar. E ainda: uma caminhada com Diogo Morgado e uma entrevista sui generis feito ao jogador Tiago Tomás.

05 de agosto de 2025 às 23:00

Férias no Alentejo

Trazemos-lhe um guia para aproveitar o melhor do Alentejo litoral. E ainda: um negócio fraudulento com vistos gold que envolveu 10 milhões de euros e uma entrevista ao filósofo José Gil.

29 de julho de 2025 às 23:00

Descobrir o outro Algarve

Praias com poucos banhistas e os melhores petiscos do Algarve. E ainda uma viagem ao tempo em que acabaram as barracas em Lisboa.

Mostrar mais crónicas
Tópicos Bastidores 920
Cuidados intensivos

Regresso ao futuro

Imaginemos que Zelensky, entre a espada e a parede, aceitava ceder os territórios a troco de uma ilusão de segurança. Alguém acredita que a Rússia, depois de recompor o seu exército, ficaria saciada com a parcela da Ucrânia que lhe foi servida de bandeja?

O resort mais rico e fechado

Não foi fácil, mas desvendamos-lhe os segredos do condomínio mais luxuoso de Portugal - o Costa Terra, em Melides. Conheça os candidatos autárquicos do Chega e ainda os últimos petiscos para aproveitar o calor.