Sábado – Pense por si

Carlos Torres
Carlos Torres Editor Executivo
07 de dezembro de 2021 às 18:00

Bastidores: Zangas e polémicas

Capa da Sábado Edição 19 a 25 de agosto
Leia a revista
Em versão ePaper
Ler agora
Edição de 19 a 25 de agosto

As zangas na família Champalimaud são antigas e até levaram à prisão preventiva de um dos irmãos, Henrique. Também polémica parece ser a herança que a CDU deixou na Câmara de Loures, assim como a questão da vacinação das crianças contra a Covid-19.

As guerras na família Champalimaud são tão antigas que poucas pessoas conhecem imagens do milionário António com os seus três irmãos. A fotografia de capa desta edição é provavelmente a última que António, Carlos, Henrique e Maria Ana Champalimaud tiraram juntos, ainda nos anos 50. Pouco depois, começaram as zangas na família – e os irmãos não voltariam a juntar-se. Não foi fácil conseguir a foto. Nem publicá-la – para que o retrato, que ocupa menos de metade de uma página A4, fosse reproduzido com qualidade, teve que ser fotografado. E para isso a redatora principal Ana Taborda combinou um encontro com a pessoa que lhe cedeu a imagem - e que não quer ser identificada - numa bomba de gasolina.

As contratações do PCP em Loures

O poder na Câmara de Loures mudou da CDU para o PS, e este coligou-se com o PSD. O Bloco Central na cidade começou com acusações do novo presidente, de que herdou €700 mil em avenças anuais e uma explosão dos gastos com pessoal. O jornalista Marco Alves foi perceber como foi a gestão da CDU em Loures e não precisou de muitos contactos para alguém lhe dizer que até a mulher de João Ferreira tinha sido contratada. O pior foi saber o nome dela. O segredo está fechado a sete chaves no PCP: João Ferreira foi candidato em cinco eleições (Autárquicas, Europeias e Presidenciais) e ela nunca apareceu. Nesta edição pode ver a história de Isabel Santa Rita e a de outros militantes comunistas contratados pela câmara.

Vacinação de crianças em debate

A vacinação das crianças dos 5 aos 11 anos contra a Covid-19 tem gerado polémica. A jornalista Lucília Galha foi falar com dois pediatras. Foi fácil arranjar um que discorda; já encontrar quem é a favor foi complicado (foram mais de 20 negas). O frente a frente, entre um especialista do Porto e outro de Lisboa, foi via Zoom, e o debate foi aceso. Muito.

De Barrancas para o estrelato

Luis Diaz é uma das figuras do campeonato. O colombiano vem de uma povoação remota, Barrancas, perto da fronteira com a Venezuela. Para estabelecer contacto com as pessoas que o acompanharam até à chegada ao FC Porto, em 2019, o jornalista Tiago Carrasco contou com a ajuda do português António Carraça (director para o futebol do Millionarios, de Bogotá). Após vários telefonemas, surgiram os pormenores. Pode ficar a saber que o pai dele vendeu cabras para ter dinheiro para chuteiras e equipamentos na escola de futebol em que jogou até quase aos 18 anos. 

Mais crónicas do autor
19 de agosto de 2025 às 23:00

D. Manuel I e a carta do achamento

Recordamos a vida e os feitos do Rei, em cujo reinado se chegou à Índia e ao Brasil. E ainda: o diálogo Chega-PSD e as histórias das pessoas que têm hobbies extremos.

12 de agosto de 2025 às 23:00

Comer bem e fugir ao açúcar

No tema de capa desta semana, quatro nutricionistas dão conselhos sobre boa alimentação e como fugir ao açúcar. E ainda: uma caminhada com Diogo Morgado e uma entrevista sui generis feito ao jogador Tiago Tomás.

05 de agosto de 2025 às 23:00

Férias no Alentejo

Trazemos-lhe um guia para aproveitar o melhor do Alentejo litoral. E ainda: um negócio fraudulento com vistos gold que envolveu 10 milhões de euros e uma entrevista ao filósofo José Gil.

29 de julho de 2025 às 23:00

Descobrir o outro Algarve

Praias com poucos banhistas e os melhores petiscos do Algarve. E ainda uma viagem ao tempo em que acabaram as barracas em Lisboa.

22 de julho de 2025 às 23:00

A dramática fuga dos portugueses de Angola

Corriam risco de vida, mas arriscaram tudo para fugir de Angola. Conheça as dificuldades que as grávidas enfrentam no SNS e ainda a vida do selecionador de ciclismo

Mostrar mais crónicas

Calado é Camões

O senhor Dr. Durão Barroso teve, enquanto primeiro-ministro, a oportunidade, de pôr as mãos na massa da desgraça nacional e transformá-la em ouro. Tantas capacidades, e afinal, nestum sem figos.