As zangas na família Champalimaud são antigas e até levaram à prisão preventiva de um dos irmãos, Henrique. Também polémica parece ser a herança que a CDU deixou na Câmara de Loures, assim como a questão da vacinação das crianças contra a Covid-19.
As guerras na família Champalimaud são tão antigas que poucas pessoas conhecem imagens do milionário António com os seus três irmãos. A fotografia de capa desta edição é provavelmente a última que António, Carlos, Henrique e Maria Ana Champalimaud tiraram juntos, ainda nos anos 50. Pouco depois, começaram as zangas na família – e os irmãos não voltariam a juntar-se. Não foi fácil conseguir a foto. Nem publicá-la – para que o retrato, que ocupa menos de metade de uma página A4, fosse reproduzido com qualidade, teve que ser fotografado. E para isso a redatora principal Ana Taborda combinou um encontro com a pessoa que lhe cedeu a imagem - e que não quer ser identificada - numa bomba de gasolina.
As contratações do PCP em Loures
O poder na Câmara de Loures mudou da CDU para o PS, e este coligou-se com o PSD. O Bloco Central na cidade começou com acusações do novo presidente, de que herdou €700 mil em avenças anuais e uma explosão dos gastos com pessoal. O jornalista Marco Alves foi perceber como foi a gestão da CDU em Loures e não precisou de muitos contactos para alguém lhe dizer que até a mulher de João Ferreira tinha sido contratada. O pior foi saber o nome dela. O segredo está fechado a sete chaves no PCP: João Ferreira foi candidato em cinco eleições (Autárquicas, Europeias e Presidenciais) e ela nunca apareceu. Nesta edição pode ver a história de Isabel Santa Rita e a de outros militantes comunistas contratados pela câmara.
Vacinação de crianças em debate
A vacinação das crianças dos 5 aos 11 anos contra a Covid-19 tem gerado polémica. A jornalista Lucília Galha foi falar com dois pediatras. Foi fácil arranjar um que discorda; já encontrar quem é a favor foi complicado (foram mais de 20 negas). O frente a frente, entre um especialista do Porto e outro de Lisboa, foi via Zoom, e o debate foi aceso. Muito.
De Barrancas para o estrelato
Luis Diaz é uma das figuras do campeonato. O colombiano vem de uma povoação remota, Barrancas, perto da fronteira com a Venezuela. Para estabelecer contacto com as pessoas que o acompanharam até à chegada ao FC Porto, em 2019, o jornalista Tiago Carrasco contou com a ajuda do português António Carraça (director para o futebol do Millionarios, de Bogotá). Após vários telefonemas, surgiram os pormenores. Pode ficar a saber que o pai dele vendeu cabras para ter dinheiro para chuteiras e equipamentos na escola de futebol em que jogou até quase aos 18 anos.
Recordamos a vida e os feitos do Rei, em cujo reinado se chegou à Índia e ao Brasil. E ainda: o diálogo Chega-PSD e as histórias das pessoas que têm hobbies extremos.
No tema de capa desta semana, quatro nutricionistas dão conselhos sobre boa alimentação e como fugir ao açúcar. E ainda: uma caminhada com Diogo Morgado e uma entrevista sui generis feito ao jogador Tiago Tomás.
Trazemos-lhe um guia para aproveitar o melhor do Alentejo litoral. E ainda: um negócio fraudulento com vistos gold que envolveu 10 milhões de euros e uma entrevista ao filósofo José Gil.
Corriam risco de vida, mas arriscaram tudo para fugir de Angola. Conheça as dificuldades que as grávidas enfrentam no SNS e ainda a vida do selecionador de ciclismo
Para poder adicionar esta notícia aos seus favoritos deverá efectuar login.
Caso não esteja registado no site da Sábado, efectue o seu registo gratuito.
"O cachecol é uma herança de família," contrapôs a advogada de Beatriz. "Quando o casamento terminou, os objetos sentimentais da família Sousa deveriam ter regressado à família."
O senhor Dr. Durão Barroso teve, enquanto primeiro-ministro, a oportunidade, de pôr as mãos na massa da desgraça nacional e transformá-la em ouro. Tantas capacidades, e afinal, nestum sem figos.
Frank Caprio praticava uma justiça humanista, prática, que partia da complexa realidade. Por isso, era conhecido ora como "o juiz mais gentil do mundo", ora como “o melhor juiz do mundo”.