Sábado – Pense por si

Carlos Torres
Carlos Torres Editor Executivo
27 de abril de 2022 às 18:00

Negócio das casas em alta

Capa da Sábado Edição 30 de setembro a 6 de outubro
Leia a revista
Em versão ePaper
Ler agora
Edição de 30 de setembro a 6 de outubro

Nesta edição encontra os melhores negócios para comprar, vender e trocar de casa. E ainda: a (nada breve) história do populismo português; as memórias de Carlos Tê e o que aconteceu a letras de canções como Chico Fininho ou Porto Covo.

O imobiliário continua imune a crises (Covid) ou guerras. Os últimos números revelam que em 2021, em Portugal, houve um aumento de 9% nos preços face a 2020, com um recorde de vendas – mais de 165 mil habitações, num total de 28 mil milhões de euros movimentados. A jornalista Raquel Lito foi à procura de bons negócios para comprar, vender e trocar. Encontrou vários casos, embora nem todas as pessoas quisessem ser fotografadas (quiseram resguardar-se face à conjuntura que atravessamos). Após dezenas de telefonemas e trocas de emails com várias imobiliárias, quatro famílias aceitaram abrir as portas e contar as histórias das suas casas.As barbas brancas do populismo

O sociólogo José Luís Zúquete achou que ia fazer um “livro pequenino, como os que vemos no supermercado”. “Pensei que era mesmo uma breve história do populismo português”, contou à subeditora Vanda Marques, adiantando que depois da pesquisa as coisas foram diferentes. Ao telefone durante as suas férias no Algarve, o investigador falou cerca de 1h e explicou como Sá Carneiro era um líder populista, e até mesmo Humberto Delgado. “Há pessoas que podem ficar chocadas com alguns políticos que coloquei na tradição populista. Mas o populismo em Portugal tem barbas – e brancas.”

Letras originais foram para o lixo

Para esta entrevista, a jornalista Filipa Teixeira pediu a Carlos Tê que lhe enviasse fotos de letras antigas. Mas, para seu espanto, ele revelou que não as tinha. “Escrevia à mão e passava-as à máquina. Ficou tudo estragado pelo tempo”, contou. Uma vez cumprida a sua função, as letras de canções como Chico Fininho ou Porto Covo acabaram no lixo, “passaram à história”. Isto espelha o modo como Carlos Tê encara a vida. Tudo tem o seu tempo, e no fim “ficam as histórias, as memórias e o incontornável defeito de formação de pensar a vida em forma de canção”.

A modelo russa não falou da guerra

Não foi fácil entrevistar Angela Nikolau, que tem 700 mil seguidores no Instagram e que já escalou mais de 200 arranha-céus para tirar as fotos mais vertiginosas do mundo. A modelo e pintora só fala russo. O jornalista Tiago Carrasco enviou as perguntas em inglês para a agente da modelo, que tratou de as traduzir. Questionada sobre a sua posição sobre a guerra na Ucrânia, não quis tocar no assunto. Talvez em Moscovo a liberdade de expressão seja agora mais perigosa do que tirar uma foto pendurada num andaime.

Mais crónicas do autor
23 de setembro de 2025 às 23:00

Médicos que ganham fortunas

Com preços inflacionados e bases de dados suspeitas, este ano já foram pagos mais de 230 milhões de euros aos médicos tarefeiros. E ainda: as fotos do Portugal antigo e o negócio dos contentores, usados na construção de casas, escritórios ou hospitais

16 de setembro de 2025 às 23:00

Uma casa na periferia

As zonas centrais de Lisboa e Porto apresentam preços proibitivos para quem quer comprar casa, por isso, a tendência passa por apostar nos arredores. E ainda: uma exposição sobre D. Amélia e uma entrevista ao encenador João Mota

09 de setembro de 2025 às 23:00

Saiba como travar o cansaço

Considerada já uma "epidemia", o cansaço é um tema sério e que afeta milhões de pessoas na sua vida pessoal e profissional. Acompanhamos Seguro nas suas férias e tentámos perceber o que vai acontecer nos recreios sem telemóveis.

02 de setembro de 2025 às 23:00

Porto Santo, a ilha dourada

Com uma das melhores praias da Europa, Porto Santo é a sugestão de destino que faz a capa desta semana. A conversa improvável com Fábia Rebordão acabou a atrasá-la para ir buscar a filha. Conheça a moda das festas de 15 anos.

26 de agosto de 2025 às 23:00

O resort mais rico e fechado

Não foi fácil, mas desvendamos-lhe os segredos do condomínio mais luxuoso de Portugal - o Costa Terra, em Melides. Conheça os candidatos autárquicos do Chega e ainda os últimos petiscos para aproveitar o calor.

Mostrar mais crónicas