Sábado – Pense por si

Carlos Torres
Carlos Torres Editor Executivo
20 de abril de 2022 às 18:00

Uma atriz que não era diva

Capa da Sábado Edição 17 a 23 de março
Leia a revista
Em versão ePaper
Ler agora
Edição de 17 a 23 de março

Há nesta SÁBADO muitas histórias de Eunice Muñoz, que colegas, familiares e amigos retratam como uma grande atriz sem ser uma diva (isto é, sem vedetismos). E temos ainda o caos no PPM, um jogo de ténis especial e o perfil de Gilmario Vemba – a conversa foi a seguir à derrota do Sporting, e por isso o humorista não estava lá muito contente.

Nos últimos meses, com a saúde de Eunice Muñoz a piorar, a jornalista Andreia Costa começou a preparar o Obituário da atriz, que morreria a 15 de abril, com 93 anos. Como quase não saía de casa (esteve internada várias vezes), a jornalista da SÁBADO recorreu a familiares da atriz (desde logo o filho António, que contou muitas histórias), mas também a amigos e colegas de trabalho, como os atores Diogo Infante, Lurdes Norberto e José Raposo. E o que destacam de 80 anos de carreira? Que era uma grande atriz, mas não uma diva, sem vedetismos nem manias, e que queria sempre "aprender com os mais novos".

PPM, um partido feito em cacos

O trabalho da editora executiva Maria Henrique Espada sobre a total disfuncionalidade em que se encontra o Partido Popular Monárquico (PPM) parece ter desencadeado uma febre de esclarecimentos do partido junto do Tribunal Constitucional. Depois de praticamente dois anos sem mudar nada no que tinha apresentado ao TC, surgiram várias novidades: “Já enviámos”, “já atualizámos”. Portanto, não eram só, para usar a expressão do líder, Gonçalo da Câmara Pereira, “mexericos de senhoras”. Nem poderiam ser, porque as desventuras internas de um pequeno partido que vive na twilight zone (se não acredita, leia a partir da página 44) importam, na medida em que tem presença na câmara de Lisboa e no Governo Regional dos Açores.No court central do Estoril Open

Os jornalistas da SÁBADO já jogaram ténis com Frederico Silva, já enfrentaram a dureza física do futebol do Canelas e já testaram o que seria a abolição da regra de fora de jogo numa partida contra o Atlético. Desta vez foi o jornalista Bruno Faria Lopes a bater bolas com João Zilhão no court central onde vão jogar as estrelas do Estoril Open, que arranca já no dia 23. “Estamos a estrear o court”, comentou o diretor do torneio, ex-jogador de ténis. A par do barulho das pancadas na bola ouvia-se a azáfama das obras finais no recinto, que João Zilhão espera ver esgotado.Sportinguista com pouco humor

Gilmário Vemba é o mais recente caso de sucesso do humor em Portugal. A jornalista Lucília Galha e o repórter fotográfico Sérgio Lemos foram conhecê-lo na segunda-feira. Tinha ainda a pulseira de entrada no Sporting-Benfica. “Foi duro”, comentou sobre o desaire dos leões. Gilmário nem era o mais engraçado na família mas, apesar de ser tímido, continua a falar em público, pois o humor paga-lhe as contas.

Mais crónicas do autor
17 de março de 2026 às 23:00

Aproveitar os alimentos

Prefira produtos da época e não descarte os congelados. Saiba o que escolher quando vai às compras. E ainda: bullying na cozinha; realeza em Lisboa; e o que estão a fazer os ex-candidatos presidenciais?

10 de março de 2026 às 23:00

O adeus a Lobo Antunes

A fotografia enviada pela ex-mulher “para lembrar o António mais novo e sem barriga”, o terapeuta-robot que diz “pensar” em nós, e o telefonema da SÁBADO que um turista preso no Dubai pensou conseguir trazê-lo de volta a casa

03 de março de 2026 às 23:00

Tratar as doenças crónicas

Em breve haverá novos medicamentos para doenças hepáticas, cardiovasculares e renais. E ainda: a escola que funciona no hospital D. Estefânia; entrevista com o ex-futebolista Kenedy

24 de fevereiro de 2026 às 23:00

O perigo das burlas online

Como sobreviver às fraudes digitais (os esquemas são cada vez mais engenhosos). E ainda: miúdo vítima de bullying ficou sem as pontas dos dedos; três dias ao telefone com a fadista Sara Correia.

17 de fevereiro de 2026 às 23:00

Combater a ansiedade

Afeta um terço dos portugueses e milhões em todo o mundo, agravando-se em situações de calamidade. E ainda: as teorias da conspiração; o percalço que (não) afetou a reportagem sobre a reconstrução de casas destruídas pelos temporais

Mostrar mais crónicas
Tópicos Bastidores 938