Sábado – Pense por si

Carlos Torres
Carlos Torres Editor Executivo
20 de abril de 2022 às 18:00

Uma atriz que não era diva

Capa da Sábado Edição 16 a 22 de setembro
Leia a revista
Em versão ePaper
Ler agora
Edição de 16 a 22 de setembro

Há nesta SÁBADO muitas histórias de Eunice Muñoz, que colegas, familiares e amigos retratam como uma grande atriz sem ser uma diva (isto é, sem vedetismos). E temos ainda o caos no PPM, um jogo de ténis especial e o perfil de Gilmario Vemba – a conversa foi a seguir à derrota do Sporting, e por isso o humorista não estava lá muito contente.

Nos últimos meses, com a saúde de Eunice Muñoz a piorar, a jornalista Andreia Costa começou a preparar o Obituário da atriz, que morreria a 15 de abril, com 93 anos. Como quase não saía de casa (esteve internada várias vezes), a jornalista da SÁBADO recorreu a familiares da atriz (desde logo o filho António, que contou muitas histórias), mas também a amigos e colegas de trabalho, como os atores Diogo Infante, Lurdes Norberto e José Raposo. E o que destacam de 80 anos de carreira? Que era uma grande atriz, mas não uma diva, sem vedetismos nem manias, e que queria sempre "aprender com os mais novos".

PPM, um partido feito em cacos

O trabalho da editora executiva Maria Henrique Espada sobre a total disfuncionalidade em que se encontra o Partido Popular Monárquico (PPM) parece ter desencadeado uma febre de esclarecimentos do partido junto do Tribunal Constitucional. Depois de praticamente dois anos sem mudar nada no que tinha apresentado ao TC, surgiram várias novidades: “Já enviámos”, “já atualizámos”. Portanto, não eram só, para usar a expressão do líder, Gonçalo da Câmara Pereira, “mexericos de senhoras”. Nem poderiam ser, porque as desventuras internas de um pequeno partido que vive na twilight zone (se não acredita, leia a partir da página 44) importam, na medida em que tem presença na câmara de Lisboa e no Governo Regional dos Açores.No court central do Estoril Open

Os jornalistas da SÁBADO já jogaram ténis com Frederico Silva, já enfrentaram a dureza física do futebol do Canelas e já testaram o que seria a abolição da regra de fora de jogo numa partida contra o Atlético. Desta vez foi o jornalista Bruno Faria Lopes a bater bolas com João Zilhão no court central onde vão jogar as estrelas do Estoril Open, que arranca já no dia 23. “Estamos a estrear o court”, comentou o diretor do torneio, ex-jogador de ténis. A par do barulho das pancadas na bola ouvia-se a azáfama das obras finais no recinto, que João Zilhão espera ver esgotado.Sportinguista com pouco humor

Gilmário Vemba é o mais recente caso de sucesso do humor em Portugal. A jornalista Lucília Galha e o repórter fotográfico Sérgio Lemos foram conhecê-lo na segunda-feira. Tinha ainda a pulseira de entrada no Sporting-Benfica. “Foi duro”, comentou sobre o desaire dos leões. Gilmário nem era o mais engraçado na família mas, apesar de ser tímido, continua a falar em público, pois o humor paga-lhe as contas.

Mais crónicas do autor
16 de setembro de 2025 às 23:00

Uma casa na periferia

As zonas centrais de Lisboa e Porto apresentam preços proibitivos para quem quer comprar casa, por isso, a tendência passa por apostar nos arredores. E ainda: uma exposição sobre D. Amélia e uma entrevista ao encenador João Mota

09 de setembro de 2025 às 23:00

Saiba como travar o cansaço

Considerada já uma "epidemia", o cansaço é um tema sério e que afeta milhões de pessoas na sua vida pessoal e profissional. Acompanhamos Seguro nas suas férias e tentámos perceber o que vai acontecer nos recreios sem telemóveis.

02 de setembro de 2025 às 23:00

Porto Santo, a ilha dourada

Com uma das melhores praias da Europa, Porto Santo é a sugestão de destino que faz a capa desta semana. A conversa improvável com Fábia Rebordão acabou a atrasá-la para ir buscar a filha. Conheça a moda das festas de 15 anos.

26 de agosto de 2025 às 23:00

O resort mais rico e fechado

Não foi fácil, mas desvendamos-lhe os segredos do condomínio mais luxuoso de Portugal - o Costa Terra, em Melides. Conheça os candidatos autárquicos do Chega e ainda os últimos petiscos para aproveitar o calor.

19 de agosto de 2025 às 23:00

D. Manuel I e a carta do achamento

Recordamos a vida e os feitos do Rei, em cujo reinado se chegou à Índia e ao Brasil. E ainda: o diálogo Chega-PSD e as histórias das pessoas que têm hobbies extremos.

Mostrar mais crónicas
Tópicos Bastidores 938
Editorial

Só sabemos que não sabemos

Esta ignorância velha e arrastada é o estado a que chegámos, mas agora encontrou um escape. É preciso que a concorrência comece a saber mais qualquer coisa, ou acabamos todos cidadãos perdidos num qualquer festival de hambúrgueres