Sábado – Pense por si

Carlos Torres
Carlos Torres Editor Executivo
06 de abril de 2022 às 18:00

As falhas no caso de João

Capa da Sábado Edição 19 a 25 de agosto
Leia a revista
Em versão ePaper
Ler agora
Edição de 19 a 25 de agosto

Foi um caso que alarmou o País, a 10 de fevereiro, quando surgiram as notícias de que um jovem estaria a planear um massacre na Faculdade de Ciências, em Lisboa. Dois meses depois, contamos-lhe o que realmente aconteceu e traçamos-lhe o perfil de João, com a ajuda dos pais, que falam pela primeira vez.

O que aconteceu verdadeiramente com João, o jovem estudante que planeou cometer um massacre na Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa? Foi um desvario? Foi a má influência de Micaela, a amiga virtual que ele conheceu na Internet, como defendem os pais? Ou foi apenas uma chamada de atenção? A diretora daSÁBADO, Sandra Felgueiras, e a jornalista Lucília Galha começaram a investigar esta história logo depois de o rapaz ter sido detido, a 10 de fevereiro. Perceberam que havia algumas incongruências no processo e que pode ter sido mal acompanhado pelo SNS (existem graves falhas no acompanhamento do autismo e na transição destes jovens para a idade adulta). Na última semana, as jornalistas estiveram com os pais de João, que contam a sua versão – foi a primeira vez que falaram e aceitaram dar a cara, como pode ler nesta edição.

Vitor Mota

A relação entre Vieira e Rui Costa

Para escrever o perfil de Rui Costa enquanto dirigente, o jornalista Tiago Carrasco realizou 21 entrevistas a antigos administradores da SAD do Benfica, ex-dirigentes e antigos funcionários, bem como a comentadores, jornalistas, velhas glórias do clube e ex-companheiros de equipa do Maestro. Nove deles deram autorização para serem citados, 12 pediram para permanecer anónimos (entre estes, algumas das figuras mais importantes no Benfica dos últimos anos). A SÁBADO contactou o Benfica para entrevistar Rui Costa e atuais dirigentes e funcionários, mas o pedido foi recusado. Apesar disso, foi possível retratar os 13 anos da ligação entre Luís Filipe Vieira e Rui Costa, uma relação tóxica que às vezes resvalou para o ódio, com insultos e desconsiderações. Rui Costa aguentou tudo e recusou-se a sair, à espera da oportunidade para se sentar na sua cadeira de sonho: de presidente.

bruno colaço

Fãs de Uma Aventura

A jornalista Sónia Bento e o repórter fotográfico Bruno Colaço não pediram autógrafos às escritoras Ana Maria Magalhães e Isabel Alçada. Mas podiam tê-lo feito. Afinal, os dois são fãs de Uma Aventura e leram os livros em criança. Numa altura em que a coleção está a fazer 40 anos (e a lançar o 64º livro, Uma Aventura nas Arábias), os repórteres estiveram com as autoras na sala onde escrevem as histórias e num encontro com dois fãs, pai e filho: Luís, de 46 anos – que leu não só Uma Aventura, mas também Viagens no Tempo, outra coleção das escritoras – e Sebastião, de 11, que levou um saco com os seus livros para os autografarem.

Mais crónicas do autor
19 de agosto de 2025 às 23:00

D. Manuel I e a carta do achamento

Recordamos a vida e os feitos do Rei, em cujo reinado se chegou à Índia e ao Brasil. E ainda: o diálogo Chega-PSD e as histórias das pessoas que têm hobbies extremos.

12 de agosto de 2025 às 23:00

Comer bem e fugir ao açúcar

No tema de capa desta semana, quatro nutricionistas dão conselhos sobre boa alimentação e como fugir ao açúcar. E ainda: uma caminhada com Diogo Morgado e uma entrevista sui generis feito ao jogador Tiago Tomás.

05 de agosto de 2025 às 23:00

Férias no Alentejo

Trazemos-lhe um guia para aproveitar o melhor do Alentejo litoral. E ainda: um negócio fraudulento com vistos gold que envolveu 10 milhões de euros e uma entrevista ao filósofo José Gil.

29 de julho de 2025 às 23:00

Descobrir o outro Algarve

Praias com poucos banhistas e os melhores petiscos do Algarve. E ainda uma viagem ao tempo em que acabaram as barracas em Lisboa.

22 de julho de 2025 às 23:00

A dramática fuga dos portugueses de Angola

Corriam risco de vida, mas arriscaram tudo para fugir de Angola. Conheça as dificuldades que as grávidas enfrentam no SNS e ainda a vida do selecionador de ciclismo

Mostrar mais crónicas
Cyber Crónicas

É urgente reconhecer a polícia

O descontentamento que se vive dentro da Polícia de Segurança Pública resulta de décadas de acumulação de fragilidades estruturais: salários de entrada pouco acima do mínimo nacional, suplementos que não refletem o risco real da função, instalações degradadas e falta de meios operacionais.