Aeroporto na Alemanha esteve encerrado depois de terem sido avistados vários drones.
Os voos no aeroporto de Munique, na Alemanha, estão a ser gradualmente" retomados desde as 7h deste sábado (6h de Lisboa), depois de terem sido avistados drones pela segunda vez em 24 horas. Num comunicado publicado no site, a empresa alertou que ainda assim são esperados vários atrasos ao longo deste dia e pediu que os passageiros verifiquem os estados dos seus voos antes de se deslocarem para o aeroporto.
Painel de chegadas no Aeroporto de Munique mostra voos desviados e canceladosEnrique Kaczor/picture-alliance/dpa/AP Images
Na noite de sexta-feira, o aeroporto informou, através de um comunicado, que os voos haviam sido interrompidos pelas 21h30 locais (20h30 de Lisboa), estando previsto afetar cerca de 6.500 passageiros. Enquanto isso, na quinta-feira, pelo menos 17 voos haviam sido cancelados, devido a vários avistamentos de drones no espaço aéreo próximo.
Nesse mesmo dia, as autoridades da Bélgica estavam a investigar o avistamento de 15 drones sob o campo militar de Elsenborn, localizado perto da fronteira com a Alemanha, informou a imprensa belga. Ao que tudo indica, estes aparelhos terão voado da Bélgica para a Alemanha, tendo sido avistados pela polícia também na pequena cidade alemã de Düren.
Este foi o mais recente episódio de uma série de incidentes envolvendo drones, que nas últimas semanas têm sido avistados em vários países da Europa. Por enquanto, ainda não é conhecida a origem destes aparelhos.
O ministro do Interior alemão, Alexander Dobrindt, entretanto já disse que este assunto será debatido, este sábado, numa reunião com os ministros do Interior europeus. Também na sexta-feira prometeu que iria apresentar uma proposta de legislação para que a polícia possa pedir permissão aos militares para abater drones.
Voos já estão a ser retomados "gradualmente" no aeroporto de Munique após avistamento de drones
Para poder adicionar esta notícia aos seus favoritos deverá efectuar login.
Caso não esteja registado no site da Sábado, efectue o seu registo gratuito.
Para poder votar newste inquérito deverá efectuar login.
Caso não esteja registado no site da Sábado, efectue o seu registo gratuito.
Esta semana, a Rússia apresentou o seu primeiro robô humanoide. Hesitamos entre pensar se aquilo que vimos é puro humor ou tragédia absoluta. É do domínio do absurdo, parece-me, querer construir uma máquina antropomórfica para esta fazer algo que biliões de humanos fazem um bilião de vezes melhor.
A resposta das responsáveis escola é chocante. No momento em que soube que o seu filho sofrera uma amputação das pontas dos dedos da mão, esta mãe foi forçado a ler a seguinte justificação: “O sangue foi limpo para os outros meninos não andarem a pisar nem ficarem impressionados, e não foi tanto sangue assim".
Com a fuga de Angola, há 50 anos, muitos portugueses voltaram para cá. Mas também houve quem preferisse começar uma nova vida noutros países, do Canadá à Austrália. E ainda: conversa com o chef José Avillez; reportagem numa fábrica de oxigénio.