A ilha sugere aos turistas que façam uma verdadeira desintoxicação digital. Era capaz de aderir à iniciativa?
"Aproveite a ilha e a sua natureza com todos os seus sentidos." É este o mote para quem queira fazer turismo na remota ilha de Ulko-Tammio, na Finlândia, que se quer tornar na primeira zona turística do mundo livre de telemóveis. A ilha no mar Báltico, desabitada, avançou com esta iniciativa que é de adesão voluntária: ou seja, nenhum telemóvel será recolhido à chegada, e existe cobertura de rede.
Reuters
Os trabalhadores da Parks & Wildlife Finland (Parques e Vida Selvagem da Finlândia), a empresa que gere esta área turística, demonstraram estar entusiasmados com esta campanha. "Esta é uma ótima iniciativa que também pode ser implementada noutros destinos naturais e recreativos", afirma Joel Heino, diretor de Recreação ao Ar Livre e Gestão de Visitantes.
Ao longo dos últimos anos, a Natureza, sem a interferência da tecnologia, tem sido vista como benéfica para a saúde mental, e capaz de ajudar no combate a transtornos como a ansiedade e o stress. Ao mesmo tempo é também vista como uma forma de melhorar o humor e ajudar as pessoas a sentirem-se mais ligadas ao mundo, segundo uma investigação orientada pela American Heart Association.
"As pessoas não devem estar sempre coladas aos ecrãs. Mesmo um curto jejum digital pode ser útil e melhorar o nosso bem-estar e ajudar a aliviar os sintomas de ansiedade e depressão", afirmou a psicologa Terhi Mustonen, num comunicado citado pelo jornal USA Today.
A ilha de Ulko-Tammio pode ser alcançada através de barco e integra o Parque Nacional do Golfo Oriental da Finlândia, que conta com cerca de 30 milhas náuticas (cerca de 55 quilómetros) de largura e está localizada ao longo do Mar Báltico. "O Golfo Oriental da Finlândia tem muitas ilhas bonitas à espera de exploradores. Ilhas escarpadas, locais exuberantes para nadar e aldeias costeiras encantadoras que são caracterizadas pela natureza, pela paz e pelo Mar Báltico", lê-se.
Aos visitantes, a ilha que tem chamado cada vez mais à atenção de muitos turistas finlandeses oferece a possibilidade de explorar a costa rochosa, os trilhos e até visitar uma torre de observação de aves e plantas raras da ilha. As pessoas podem ainda pernoitar em tendas ou cabanas.
Para poder adicionar esta notícia aos seus favoritos deverá efectuar login.
Caso não esteja registado no site da Sábado, efectue o seu registo gratuito.
A escola é um espaço seguro, natural e cientificamente fundamentado para um diálogo sobre a sexualidade, a par de outros temas. E isto é especialmente essencial para milhares de jovens, para quem a escola é o sítio onde encontram a única oportunidade para abordarem múltiplos temas de forma construtiva.
O humor deve ser provocador, desafiar convenções e questionar poderes. É um pilar saudável da liberdade de expressão. Mas quando deixa de ser crítica legítima e se transforma num ataque reiterado e desproporcional, com efeitos concretos e duradouros na vida das pessoas, deixa de ser humor.
O poder não se mede em tanques ou mísseis: mede-se em espírito. A reflexão, com a assinatura do general Zaluzhny, tem uma conclusão tremenda: se a paz falhar, apenas aqueles que aprendem rápido sobreviverão. Nós, europeus aliados da Ucrânia, temos de nos apressar: só com um novo plano de mobilidade militar conseguiríamos responder em tempo eficaz a um cenário de uma confrontação direta com a Rússia.