Sábado – Pense por si

UE cética sobre interesse da Rússia em acabar com a guerra

Lusa 17 de março de 2025 às 08:33
As mais lidas

Altos-dirigentes da União Europeia defendem que a Rússia apresentou desinteresse em acabar com a guerra.

A Alta-Representante da União Europeia (UE) para os Negócios Estrangeiros e Política de Segurança, Kaja Kallas, defendeu hoje que a Rússia apresentou condições para um cessar-fogo que demonstram desinteresse em acabar com a guerra.

"As condições que [Moscovo] apresentou demonstram que não quer realmente a paz", disse Kaja Kallas, à entrada para uma reunião ministerial, em Bruxelas, capital da Bélgica e onde estão localizadas as principais instituições europeias.

A Alta-Representante da UE para os Negócios Estrangeiros insistiu que "é uma grande questão percebe se a Rússia quer paz".

Sem adiantar muito mais sobre o possível acordo para um cessar-fogo entre a Ucrânia e a Rússia, mais de três anos depois do início do conflito, a ex-primeira-ministra da Estónia virou as atenções para os "episódios de violência na Síria".

"São muito preocupantes", advogou, considerando que a decisão de aliviar ainda mais as restrições contra o país depende da avaliação que os 27 Estados-membros fizerem de como evoluiu a situação político-social do país.

Artigos Relacionados

Salazar ainda vai ter de esperar

O regresso de Ventura ao modo agressivo não é um episódio. É pensado e planeado e é o trilho de sobrevivência e eventual crescimento numa travessia que pode ser mais longa do que o antecipado. E que o desejado. Por isso, vai invocar muitos salazares até lá.