Zelensky referiu em Londres que o seu principal objetivo é "salvar o máximo de vidas possível" e "acabar com o terror russo".
A Ucrânia e o Reino Unido vão aprofundar a sua cooperação em defesa e produzir drones de longo alcance em conjunto. Foi o próprio presidente da Ucrânia que avançou a informação esta segunda-feira depois de uma conversa com Keir Starmer em Downing Street com o objetivo de forçar a Rússia a "pensar na paz".
GOL/Capital Pictures/MediaPunch/ AP
Num discurso no think tank Chatham House, Zelensky afirmou que a Ucrânia e o Reino Unido vão começar a coproduzir "drones de longo alcance" em breve, no entanto não deu detalhes sobre a forma como os drones vão ser usados. "Faremos isso juntos. Estou feliz com as relações fortes entre os dois países", referiu o líder ucraniano.
Zelensky referiu que o seu principal objetivo é "salvar o máximo de vidas possível" e "acabar com o terror russo". Já nas redes sociais, o líder ucraniano pediu a "máxima coordenação política e diplomática" e um trabalho mais próximo em "projetos conjuntos de defesa e produção de armas".
A Ucrânia é atualmente a maior produtora de drones do mundo, que dominam a frente de batalha no país. No início deste mês, a agência de segurança ucraniana SBU realizou um ataque secreto com drones a cinco bases aéreas russas, destruindo cerca de vinte bombardeiros russos.
Zelensky chegou a Londres horas depois de o Kremlin ter lançado mais um grande ataque contra Kiev onde foram usados 352 drones, metade deles iranianos, e mísseis balísticos norte-coreanos. Anteriormente o líder ucraniano já tinha descrito a Rússia, o Irão e a Coreia do Norte como uma "coligação de assassinos".
Pelo menos 14 pessoas morreram e cinco prédios de apartamentos civis foram gravemente danificados nos ataques da última noite.
Para poder adicionar esta notícia aos seus favoritos deverá efectuar login.
Caso não esteja registado no site da Sábado, efectue o seu registo gratuito.
Para poder votar newste inquérito deverá efectuar login.
Caso não esteja registado no site da Sábado, efectue o seu registo gratuito.
Talvez não a 3.ª Guerra Mundial como a história nos conta, mas uma guerra diferente. Medo e destruição ainda existem, mas a mobilização total deu lugar a batalhas invisíveis: ciberataques, desinformação e controlo das redes.
Ricardo olhou para o desenho da filha. "Lara, não te sentes confusa por teres famílias diferentes?" "Não, pai. É como ter duas equipas de futebol favoritas. Posso gostar das duas."