Sábado – Pense por si

Trump terá interrompido reunião com líderes europeus para telefonar a Putin

Informação está a ser avançada pelo jornal alemão Bild.

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, terá interrompido a reunião com os líderes europeus para telefonar ao seu homólogo russo, Vladimir Putin. A informação está a ser avançada pelo jornal alemão Bild.

Trump falou ao telefone com Putin após reunião com líderes europeus
Trump falou ao telefone com Putin após reunião com líderes europeus AP Photo/Julia Demaree Nikhinson

O republicano esteve esta segunda-feira reunido com o presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky, tendo-se seguido um encontro na Casa Branca com vários líderes europeus. Durante ambas as reuniões, Trump avançou que iria telefonar a Putin.

A reunião entre Trump e Zelensky estava agendada para as 18h15 e o encontro com os líderes europeus só aconteceu pelas 20h. Neste último, o norte-americano avançou que iria tentar organizar uma reunião entre o presidente ucrâniano e russo.

O debate ter-se-á centrado na questão das garantias de segurança e na entrega, por parte da Rússia, de todas as crianças ucranianas raptadas. "Precisamos deles. Precisamos que nos sejam devolvidos", pediu Zelensky.

Artigos Relacionados
No país emerso

Por que sou mandatária de Jorge Pinto

Já muito se refletiu sobre a falta de incentivos para “os bons” irem para a política: as horas são longas, a responsabilidade é imensa, o escrutínio é severo e a remuneração está longe de compensar as dores de cabeça. O cenário é bem mais apelativo para os populistas e para os oportunistas, como está à vista de toda a gente.

Visto de Bruxelas

Cinco para a meia-noite

Com a velocidade a que os acontecimentos se sucedem, a UE não pode continuar a adiar escolhas difíceis sobre o seu futuro. A hora dos pró-europeus é agora: ainda estão em maioria e 74% da população europeia acredita que a adesão dos seus países à UE os beneficiou.