Presidente dos EUA defende que o país deve aumentar os seus gastos com a defesa o quanto antes.
O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, sugeriu esta quinta-feira a expulsão de Espanha da NATO caso o país não se comprometa o quanto antes em aumentar os gastos com defesa, num valor equivalente a 5% do PIB.
Alexander Stubb e Donald TrumpAP Photo/Alex Brandon
"Talvez devêssemos expulsá-los da NATO", disse numa conferência de imprensa na Casa Branca, após uma reunião bilateral com o presidente da Finlândia, Alexander Stubb.
A pergunta que desencadeou esta resposta foi até relacionada com a Finlândia. Um jornalista perguntou se em caso de ataque os Estados Unidos se comprometiam a defender o país nórdico. Donald Trump disse prontamente que sim, mas a sua resposta prolongou-se até à questão espanhola.
Em declarações aos jornalistas, o republicano lembrou ainda que na reunião da NATO, que ocorreu em junho deste ano em Haia, os 32 aliados se comprometeram a elevar os gastos com a defesa de 2% para 5%. O problema é que, atualmente, nenhum país da aliança atlântica gasta 5% do PIB em defesa. Quanto muito, a Polónia deverá gastar pouco mais que 4%.
Na altura, o norte-americano chegou até a considerar que Espanha é o "problema" da NATO e ameaçou aplicar tarifas ao país, caso este não investisse mais em defesa.
"Acho terrível o que Espanha fez. Vamos negociar com eles e vão pagar o dobro. Vamos obrigá-los a pagar. Espanha quer uma viagem grátis e eu vou obrigá-la a pagar de outra forma", disse Donald Trump em conferência de imprensa no final da cimeira da Organização do Tratado do Atlântico.
Para poder adicionar esta notícia aos seus favoritos deverá efectuar login.
Caso não esteja registado no site da Sábado, efectue o seu registo gratuito.
Para poder votar newste inquérito deverá efectuar login.
Caso não esteja registado no site da Sábado, efectue o seu registo gratuito.
Nos próximos dez anos, ninguém nos garante que André Ventura não se tornará Primeiro-Ministro e que não tente um assalto à Constituição para construir a prometida “quarta república” onde vigorarão os tais “três Salazares”.
Do Minho ao Algarve, 22 sugestões para gozar os fins-de-semana prolongados de dezembro. E ainda: médicos prescrevem atividades como dança ou jardinagem; de onde vem o dinheiro para as Presidenciais?