Sábado – Pense por si

Trump diz que sai da Casa Branca se vitória de Biden for confirmada oficialmente

Questionado se deixaria a Casa Branca no caso do colégio dos grande eleitores confirmar a vitória de Joe Biden, Trump afirmou: "Claro que vou. E você sabe disso". Contudo, acrescentou: "Se o fizerem estarão a cometer um erro e será algo muito difícil de aceitar".

O Presidente dos Estados Unidos Donald Trump disse na quinta-feira que deixará a Casa Branca se a vitória presidencial de Joe Biden for oficialmente confirmada, apesar de reiterar que não admite a própria derrota.

Questionado se deixaria a Casa Branca no caso do colégio dos grande eleitores confirmar a vitória do democrata Joe Biden, Trump afirmou: "Claro que vou. E você sabe disso".

Contudo, acrescentou: "Se o fizerem estarão a cometer um erro e será algo muito difícil de aceitar".

Esta semana, a Administração de Serviços Gerais dos Estados Unidos apurou que Joe Biden é o "aparente vencedor" das eleições presidenciais, 'abrindo caminho' para a transição formal que estava a ser bloqueada pela administração Trump.

O Colégio Eleitoral é um órgão integrado por 538 delgados eleitos pelos estados em função da sua população. O candidato vencedor em cada estado, mesmo que seja por um único voto, garante todos os representantes desse estado, com exceção do Nebrasca e Maine.

O próximo Presidente dos Estados Unidos toma posse a 20 de janeiro de 2021.

As 10 lições de Zaluzhny (I)

O poder não se mede em tanques ou mísseis: mede-se em espírito. A reflexão, com a assinatura do general Zaluzhny, tem uma conclusão tremenda: se a paz falhar, apenas aqueles que aprendem rápido sobreviverão. Nós, europeus aliados da Ucrânia, temos de nos apressar: só com um novo plano de mobilidade militar conseguiríamos responder em tempo eficaz a um cenário de uma confrontação direta com a Rússia.