Sábado – Pense por si

Tribunal confirma condenação de Sarkozy a três anos de prisão

Leonor Riso
Leonor Riso 17 de maio de 2023 às 09:37
As mais lidas

Antigo presidente de França tinha recorrido de uma decisão tomada em 2021. Insiste que irá recorrer mais uma vez.

O antigo presidente francês Nicolas Sarkozy viu a sua pena por corrupção ser confirmada em segunda instância. Foi condenado a três anos de prisão - dois deles em pena suspensa -, mas irá recorrer.

REUTERS/Benoit Tessier

Sarkozy tinha recorrido da decisão que remonta a 2021, por corrupção e tráfico de influências.

De acordo com a decisão, dois destes três anos seriam de pena suspensa, e Sarkozy teria que usar pulseira eletrónica no ano restante, em vez de cumprir pena num estabelecimento prisional.

A advogada de Sarkozy garante que o cliente não cometeu crimes: "É inocente das acusações. Vamos levar isto até ao fim. É só o início", afirmou Jacqueline Laffont.

O político de 68 anos abandonou o tribunal sem falar com os jornalistas. Vai agora recorrer à mais alta instância de França, o Cour de Cassation.

Sarkozy foi dado como culpado de tentar subornar um juiz após abandonar o cargo e de tráfico de influências em troca de informação confidencial sobre uma investigação à sua campanha de 2007. E este mês, procuradores pediram que o antigo presidente seja julgado por corrupção e financiamento ilegal de uma campanha eleitoral relacionados com fundos da Líbia que o favoreceram em 2007.

O único outro presidente francês a ter sido condenado em tribunal durante a Quinta República é Jacques Chirac, considerado culpado de corrupção em 2011.

Artigos Relacionados

As 10 lições de Zaluzhny (I)

O poder não se mede em tanques ou mísseis: mede-se em espírito. A reflexão, com a assinatura do general Zaluzhny, tem uma conclusão tremenda: se a paz falhar, apenas aqueles que aprendem rápido sobreviverão. Nós, europeus aliados da Ucrânia, temos de nos apressar: só com um novo plano de mobilidade militar conseguiríamos responder em tempo eficaz a um cenário de uma confrontação direta com a Rússia.

Cuidados intensivos

Loucuras de Verão

Até porque os primeiros impulsos enganam. Que o diga o New York Times, obrigado a fazer uma correcção à foto de uma criança subnutrida nos braços da sua mãe. O nome é Mohammed Zakaria al-Mutawaq e, segundo a errata do jornal, nasceu com problemas neurológicos e musculares.