O sarcoma Sarkozy
A última condenação do ex-Presidente francês recorda-nos como nasceu a crise da democracia.
A última condenação do ex-Presidente francês recorda-nos como nasceu a crise da democracia.
O ex-presidente francês, Nicolas Sarkozy, reagiu após ter sido condenado a cinco anos de prisão por envolvimento num financiamento ilegal de uma campanha eleitoral.
O tribunal irá ainda detalhar a sua decisão e não sentenciou de imediato Sarkozy.
Concorreu cinco vezes às presidenciais e em 2002 foi à segunda volta para ser derrotado por Chirac. A ex-mulher roubou-lhe um olho de vidro e zangou-se com a filha, que o expulsou do próprio partido.
Ex-presidente francês de 69 anos viu o Supremo confirmar a pena no processo em que foi condenado por corrupção e tráfico de influências. Em 2025, o Tribunal de Cassação deverá também pronunciar-se sobre o recurso de Nicolas Sarkozy contra a sua condenação a um ano de prisão, incluindo seis meses de prisão, por gastos excessivos na campanha presidencial que perdeu em 2012.
João Koehler, empresário portuense ligado a Pinto da Costa, interpôs uma providência cautelar para tentar que um sócio do FC Porto deixe de publicar (e apague) posts na rede social X sobre os seus negócios supostamente danosos para o clube. Em França, o filho de Sarkozy já deu o primeiro passo para a política: é comentador na TV.
Comentador político, autor e um potencial candidato às próximas eleições autárquicas francesas. O filho mais novo do antigo presidente francês, Nicolas Sarkozy, está a fazer contactos e a lançar-se em eventos.
Vinte anos depois de tomar posse como presidente da Comissão Europeia, Durão Barroso relata os bastidores da sua escolha, recorda os tempos que passou em Bruxelas e coloca-se de lado na corrida à Presidência da República, que diz ser a maior honra que um português pode ter.
Durão Barroso diz que o ex-Presidente dos EUA cometeu uma “humilhação desnecessária” ao classificar a Rússia como potência regional – e que Putin está a tentar provar o contrário.
As autoridades de Paris estão em alerta máximo. Estarão 4.000 polícias e pessoal de segurança à volta do estádio e mais 1.500 polícias nos transportes públicos.
Nasceu em Moçambique, onde o pai, um dentista famoso, estava a trabalhar. Quando tinha 6 meses, a família mudou-se para Lisboa e foi na capital que conheceu o marido. Viveu no Rio de Janeiro e na Suíça, viajou em barcos luxuosos, passou férias num dos resorts mais exclusivos do Brasil. Hoje, é ela que se reúne com os advogados.
Oito anos depois de criar o En Marche, o Presidente, preso num labirinto construído por ele, dissolve a Assembleia Nacional e mergulha França nas eleições mais polarizadas das últimas décadas.
Pena está relacionada com um processo sobre despesas excessivas na sua campanha eleitoral para as presidenciais, que perdeu, em 2012.
A história da mulher mais rica do mundo terminou em 2017 mas deixou marcas profundas na sociedade francesa. A Netflix recuperou-a em "O Caso Bettencourt: Escândalo com a Mulher Mais Rica do Mundo".
Um filme polémico estreia, sobre o universo aterrador do Unabomber. Terrorista ecológico, quis destruir o mundo moderno para salvar o antigo, definindo ele próprio o que é aceitável e perverso no “progresso”.
Sem paparazzi por perto, Nicole Kidman, Sharon Stone e Clooney investem no nosso país. No verão, as celebridades andaram por Melides e pela Comporta, onde há casas a 30 milhões. Mas Cascais, Alfama e Parque das Nações estão na lista de preferências.