Com inundações e ventos fortes, foi assim que o sul da Califórnia acordou na manhã desta segunda-feira. Esta é a primeira vez, em 80 anos, que a cidade de Los Angeles se depara com uma tempestade tropical.
A tempestade tropical Hilary desencadeou na madrugada desta segunda-feira inundações, em várias partes do sul da Califórnia. Habituados às secas, a população local depara-se agora com ventos de 119 quilómetros por hora e cheias que, segundo os metereologistas, poderão atingir os 12 a 25 centímetros nas áreas montanhosas.
Roger Seheult/via REUTERS
Em Los Angeles e San Diego, as escolas mantiveram-se encerradas durante a manhã desta segunda-feira, afetando cerca de 15 mil estudantes. Também a população que habita nas montanhas e nos vales acabou por ser retirada das suas casas. As autoridades encontram-se agora preocupadas com os 75 mil sem-abrigo do condado de Los Angeles.
"Sabemos que pode ficar muito pior", disse a presidente da Câmara de Los Angeles, Karen Bass, durante uma entrevista no passado domingo. "A minha preocupação é que as pessoas sejam um pouco indiferentes e saiam quando precisamos que fiquem em casa, para ficarem seguras."
Apesar de estar prevista a chegada da tempestade ao estado de Nevada ainda durante esta segunda-feira, estima-se que possa chover mais nas próximas horas, de acordo com os serviços metereológicos.
"É incrível. Nunca vi nada assim", disse, à Reuters, Sean Julian, de 54 anos. "Estou a ver muitas árvores caídas. Há uma grande árvore que acabou de cair ali. Provavelmente não deveria estar aqui."
A carregar o vídeo ...
A tempestade tropical já havia passado pelo México no passado domingo. Aqui, além de ter provocado inundações, deslizamentos de terras, destruição de estradas e ter deixado cerca de 100 mil pessoas sem eletricidade, também provocou um morto.
Esta é a primeira tempestade tropical a atingir a cidade de Los Angeles, em mais de 80 anos. A última vez em que se verificou um cenário deste género foi em 1939.
Para poder adicionar esta notícia aos seus favoritos deverá efectuar login.
Caso não esteja registado no site da Sábado, efectue o seu registo gratuito.
A escola é um espaço seguro, natural e cientificamente fundamentado para um diálogo sobre a sexualidade, a par de outros temas. E isto é especialmente essencial para milhares de jovens, para quem a escola é o sítio onde encontram a única oportunidade para abordarem múltiplos temas de forma construtiva.
O humor deve ser provocador, desafiar convenções e questionar poderes. É um pilar saudável da liberdade de expressão. Mas quando deixa de ser crítica legítima e se transforma num ataque reiterado e desproporcional, com efeitos concretos e duradouros na vida das pessoas, deixa de ser humor.