Sábado – Pense por si

Silvio Berlusconi (1936-2023), o Cavaleiro que dividiu Itália

Ricardo Santos
Ricardo Santos 12 de junho de 2023 às 15:10

Fez fortuna na construção civil, no futebol e na comunicação. Foi primeiro-ministro de Itália, esteve envolvido em escândalos sexuais e financeiros e ofendeu meio mundo, da política às artes. O Cavaleiro, ou o Caimão (como também era conhecido), morreu a 12 de junho, deixando um rasto de polémicas, misoginia, condenações, processos arquivados, ligações à Máfia e histórias mal contadas.

Silvio, filho do bancário Luigi e da dona de casa Rosa, nasceu em Milão, a capital da região italiana da Lombardia, a 29 de setembro de 1936, cerca de três anos antes do início da II Guerra Mundial. Foi o mais velho de três irmãos (com Maria Antonietta e Paolo), tendo estudado, durante a adolescência, num colégio salesiano. A formação académica completou-se com o curso de Direito da Universidade de Milão, mas já outra paixão ocupava o seu tempo - a música. Morreu esta segunda-feira, aos 86 anos, no hospital San Raffaele, em Milão.

Para continuar a ler
Já tem conta? Faça login

Assinatura Digital SÁBADO GRÁTIS
durante 2 anos, para jovens dos 15 aos 18 anos.

Saber Mais
Cyber Crónicas

É urgente reconhecer a polícia

O descontentamento que se vive dentro da Polícia de Segurança Pública resulta de décadas de acumulação de fragilidades estruturais: salários de entrada pouco acima do mínimo nacional, suplementos que não refletem o risco real da função, instalações degradadas e falta de meios operacionais.