Sábado – Pense por si

Rússia coloca presidente do TPI na lista de procurados

Débora Calheiros Lourenço
Débora Calheiros Lourenço 25 de setembro de 2023 às 17:59
As mais lidas

Piotr Hofmanski é o presidente do Tribunal Penal Internacional, que emitiu um mandado de captura a Vladimir Putin por crimes de guerra na Ucrânia.

A Rússia inseriu Piotr Hofmanski, presidente do Tribunal Penal Internacional (TPI), na sua lista de procurados através de um aviso na base de dados do Ministério da Administração Interna onde é possível ler-se: "Hofmanski Piotr Jozef, polaco. Procurado ao abrigo de um artigo do Código Penal da Federação Russa".

Piroschka van de Wouw/File Photo

Em março desde ano o tribunal liderado por Piotr Hofmanski emitiu um mandado de detenção para Putin, que se encontra acusado de crimes de guerra pela deportação ilegal de crianças ucranianas para a Rússia.

A Rússia não é membro do Tribunal Penal Internacional e insiste que o mandado contra Putin é "nulo".

Como retaliação, a Rússia já tinha emitido mandados de detenção para o procurador do TPI Karim Khan e para vários juízes e agora acrescenta Piotr Hofmanski à sua lista.

Artigos Relacionados
Por nossas mãos

O valor da nossa força

Não é por acaso que vemos nos partidos de extrema-direita uma relação direta entre o sucesso político e foco de mensagem. Essa é uma competência importante num político e num partido mas uma cada vez mais rara no mundo das redes sociais.

A independência da justiça brasileira sob ataque

Os sistemas de justiça independentes, pilares essenciais da democracia, enfrentam hoje estratégias concertadas de descredibilização e intimidação: magistrados visados nas redes sociais, campanhas de difamação patrocinadas, ameaças físicas e mesmo retaliações internacionais.