Sábado – Pense por si

República da Irlanda aprova moção para banir Israel da UEFA

Lusa 20:02
As mais lidas

Em causa estão duas alegadas violações dos estatutos da UEFA por parte da federação de futebol de Israel.

A federação de futebol da República da Irlanda (FAI) aprovou este sábado a apresentação de uma moção à UEFA a solicitar a proibição da participação de Israel em competições organizadas pela entidade máxima do futebol europeu.

Apoiantes pedem expulsão de Israel da UEFA num jogo em Dublin
Apoiantes pedem expulsão de Israel da UEFA num jogo em Dublin AP Photo/Scott Heppell, File

A moção --- proposta pelo clube irlandês Bohemians --- necessitava do apoio de 50% dos delegados da federação e foi aprovada por larga maioria, segundo um comunicado da FAI.

Em causa, de acordo com a moção, estão duas alegadas violações dos estatutos da UEFA por parte da federação de futebol de Israel (IFA).

A primeira é "organizar clubes em territórios palestinianos ocupados sem o consentimento da Federação Palestiniana de Futebol (PFA)" e a segunda é "a alegada falha da IFA em implementar uma política antirracista eficaz".

No comunicado, a FAI afirma ainda que "irá solicitar à UEFA a publicação de critérios transparentes para a suspensão ou exclusão das associações-membro, de forma a garantir a igualdade de tratamento a todos os filiados".

Os planos da UEFA para votar a possível suspensão de Israel das competições europeias devido ao conflito de dois anos em Gaza foram suspensos no mês passado, após uma proposta de paz apresentada pelo presidente norte-americano, Donald Trump, e pelo primeiro-ministro israelita, Benjamin Netanyahu.

Israel terminará a sua campanha de qualificação para o Campeonato do Mundo de futebol de 2026 frente à Moldávia, em 16 de novembro, já sem qualquer hipótese de se apurar para o torneio a realizar nos Estados Unidos, Canadá e México.

A República da Irlanda é o próximo adversário de Portugal, na quinta-feira, em Dublin, para o Grupo F de qualificação europeia para o Mundial2026.

O comité executivo da UEFA volta a reunir-se em 03 de dezembro, em Nyon.

Artigos Relacionados