Sábado – Pense por si

Relíquias de Fátima roubadas de igreja no norte de Itália

31 de maio de 2019 às 13:10
As mais lidas

Relíquias dos pastores e outros objetos religiosos do santuário estavam expostos na igreja da paróquia de Gesù Divino Lavoratore, em Verona.

Relíquias dos pastores e outros objetos religiosos do santuário de Fátima foram roubados na quarta-feira de uma igreja em Verona, no norte de Itália, onde estavam expostos no âmbito de uma peregrinação.

O alerta foi dado pelos fiéis ao início da tarde de quarta-feira, quando deram por falta do ouro na imagem de Nossa Senhora de Fátima durante um funeral, afirmou o padre Andrea Ronconi ao jornal italiano Corriere della Sera.

Roupas dos pastores Jacinta e Francisco Marto, uma coroa e um terço de ouro tinham desaparecido e a porta lateral da igreja estava aberta, referiu o padre da paróquia de Gesù Divino Lavoratore.

Através das câmaras de vigilância, que estão a ser examinadas pela polícia, foram vistos duas pessoas, uma das quais se terá escondido na igreja antes de esta fechar, por volta do meio-dia.

Andrea Ronconi afirmou que o homem que ficou do lado de fora o abordou no fim da missa e saiu com ele da igreja.

"Isto nunca aconteceu aqui. É realmente estranho um roubo destes, especialmente se pensarmos no pequeno valor monetário dos objetos", pouco menos de mil euros, disse ao jornal.

"Mas para os crentes, o valor é inestimável", afirmou o pároco, apontando o "forte valor espiritual" que os fiéis católicos veem na representação de Maria.

A imagem de Nossa Senhora de Fátima está entre 12 exemplares que anualmente partem do santuário e vão em peregrinação pelo mundo.

Sinais do tempo na Justiça

A maioria dos magistrados não dispõe de apoio psicológico adequado, o que resulta em inúmeros casos de burnout. Se esta estratégia persistir, a magistratura especializada comprometerá a qualidade do trabalho, sobretudo na área da violência doméstica.

Hipocrisia

Agora, com os restos de Idan Shtivi, declarado oficialmente morto, o gabinete do ministro Paulo Rangel solidariza-se com o sofrimento do seu pai e da sua mãe, irmãos e tias, e tios. Família. Antes, enquanto nas mãos sangrentas, nem sequer um pio governamental Idan Shtivi mereceu.

Urbanista

Insustentável silêncio

Na Europa, a cobertura mediática tende a diluir a emergência climática em notícias episódicas: uma onda de calor aqui, uma cheia ali, registando factos imediatos, sem aprofundar as causas, ou apresentar soluções.