NEWSLETTER EXCLUSIVA PARA ASSINANTES Para que não lhe escape nada, todos os meses o Diretor da SÁBADO faz um resumo sobre o que de melhor aconteceu no mês anterior.
No início do encontro com Kim Jong-un, Putin tinha partilhou "apreciar o apoio sistemático e permanente" da Coreia do Norte à política russa.
As relações entre a Rússia e a Coreia do Norte estão a entrar numa "nova era de prosperidade", afirmou o líder norte-coreano, durante um encontro com o Presidente russo em Pyongyang.
Sputnik/Gavriil Grigorov/Pool via REUTERS
Kim Jong-un prometeu reforçar a "amizade vigorosa" entre os dois países, de acordo com as suas observações traduzidas para russo e citadas pelas agências de notícias oficiais russas.
"As relações entre os nossos países estão a entrar numa nova era de grande prosperidade, impossível de comparar mesmo com o período das relações soviético-coreanas no século passado", afirmou.
"O Governo da República Popular Democrática da Coreia aprecia a importante missão e o papel de uma Rússia forte na manutenção da estabilidade e do equilíbrio no mundo", disse Kim, garantindo "apoio total" à operação militar lançada pela Rússia na Ucrânia em fevereiro de 2022.
A Coreia do Norte "reforçará ainda mais a comunicação estratégica com a Rússia e as autoridades russas" face a uma situação que "se está a tornar mais complicada" no mundo, acrescentou.
No início do encontro com Kim Jong-un, Putin tinha dito "apreciar o apoio sistemático e permanente" da Coreia do Norte à política russa, informaram 'media' russos.
"A Rússia e a Coreia do Norte estão ligadas há várias décadas por uma amizade sólida e uma vizinhança próxima", afirmou o dirigente russo, anunciando também que os dois líderes vão discutir "um novo documento" que vai servir de base para as relações bilaterais, de acordo com a agência de notícias oficial russa TASS.
Para receber Vladimir Putin, a praça principal de Pyongyang foi decorada com enormes retratos dos líderes russo e norte-coreano, de acordo com um vídeo publicado pelo Kremlin.
Milhares de habitantes da Pyongyang, muitos dos quais crianças, saudaram Putin e Kim com flores e balões, ao som de uma orquestra militar.
Para poder adicionar esta notícia aos seus favoritos deverá efectuar login.
Caso não esteja registado no site da Sábado, efectue o seu registo gratuito.
Para poder votar newste inquérito deverá efectuar login.
Caso não esteja registado no site da Sábado, efectue o seu registo gratuito.
É muito evidente que hoje, em 2025, há mais terraplanistas, sim, pessoas que acreditam que a Terra é plana e não redonda, do que em 1925, por exemplo, ou bem lá para trás. O que os terraplanistas estão a fazer é basicamente dizer: eu não concordo com o facto de a terra ser redonda.
O regresso de Ventura ao modo agressivo não é um episódio. É pensado e planeado e é o trilho de sobrevivência e eventual crescimento numa travessia que pode ser mais longa do que o antecipado. E que o desejado. Por isso, vai invocar muitos salazares até lá.
O espaço lusófono não se pode resignar a ver uma das suas democracias ser corroída perante a total desatenção da opinião pública e inação da classe política.