Polícia inglesa confirmou que suspeito morreu depois de ter sido baleado. Há ainda três feridos em estado grave. Vítimas foram atropeladas e esfaqueadas.
Um homem terá atropelado e esfaqueado várias pessoas junto a uma sinagoga em Manchester, Inglaterra. A polícia ainda está no local e segundo os últimos dados duas pessoas morreram e três estão em estado grave. Por se ter tratado de um ataque num momento em que estava muita gente na sinagoga e nas proximidades, poderão existir mais vítimas.
Ataque numa sinagoga em Manchester faz vários feridosPeter Byrne/PA via AP
As autoridades balearam o suspeito e depois de terem verificado se este tinha explosivos consigo, conseguiram confirmar a sua morte. Entretanto duas pessoas foram vistas a ser algemadas pela polícia, numa rua nas proximidades da sinagoga.
A polícia indicou, entretanto em comunicado, ter sido chamada para a Sinagoga Heaton Park, em Crumpsall (Manchester), por uma testemunha que viu um carro a conduzir em direção a transeuntes. Um minuto depois de ter sido acionada, pelas 9h38, "foram disparados tiros e um homem, que se acredita ser o autor, foi baleado", refere ainda o comunicado.
Police were called to the Heaton Park Hebrew Congregation Synagogue, on Middleton Road, Crumpsall, at 9.31am by a member of the public, stating he had witnessed a car being driven towards members of the public, & 1 man had been stabbed.
Os paramédicos socorreram várias pessoas que foram feridas tanto pelo carro conduzido pelo autor como por golpes de faca.
Este incidente acontece no Yom Kippur, o dia mais sagrado para os judeus que se reúnem em sinagogas. Este ataque levou o primeiro-ministro britânico, Keir Starmer, a destacar "policiamento adicional" para junto das várias sinagogas do país. "Vamos fazer tudo para manter a comunidade judaica segura", afirmou Starmer aos jornalistas antes de abandonar Copenhaga, onde se encontrava na cimeira dos líderes europeus, para regressar ao Reino Unido para uma reunião de emergência na sequência deste ataque.
A carregar o vídeo ...
Quatro feridos em esfaqueamento em sinagoga em Manchester
Notícia atualizada às 12h20 com o número de vítimas mortais
Para poder adicionar esta notícia aos seus favoritos deverá efectuar login.
Caso não esteja registado no site da Sábado, efectue o seu registo gratuito.
Para poder votar newste inquérito deverá efectuar login.
Caso não esteja registado no site da Sábado, efectue o seu registo gratuito.
António Ramalho Eanes, general e Presidente da República, com a sua assinalável sabedoria e enorme bom-senso, disse que essa é uma data que deve ser assinalada e recordada, mas não comemorada.
A casa, o escritório, o carro são também onde mostramos as nossas aspirações, sonhos e intenções. Observar como as pessoas os escolhem e decoram, em que gastam dinheiro e o que ignoram, dá-nos informação.
A discussão que ainda mal começou sobre as propostas governamentais de revisão de leis laborais deixa a claro a falta de tino e visão da ministra Maria Ramalho e de Luís Montenegro.