Sábado – Pense por si

Na sexta-feira um guia de montanha descobriu um cadáver a cerca de 2.900 metros de altura no glaciar de Schlatenkees, na província de Tirol. A polícia austríaca acredita que se trata de um alpinista desaparecido há mais de 20 anos.

Getty Images

Junto ao corpo foi ainda localizada uma mochila com algum dinheiro, um cartão bancário e uma carta de condução. De acordo com a agência France-Presse, as autoridades estão a investigar o caso e dizem que os resultados dos testes de ADN deverão ser conhecidos dentro de "algumas semanas". Ainda assim, sem quaisquer certezas, acreditam tratar-se de um homem de 37 anos que foi dado como desaparecido em 2001.

Mas os especialistas estão preocupados e dizem que esta deverá ser uma realidade cada vez mais frequente tendo em conta que os glaciares estão a derreter a uma velocidade recorde. Prova disso é o facto de há menos de dois meses ter sido localizado outro cadáver na mesma montanha e, em julho, tersido localizado outro corpo na Suíça.

O Schlatenkees já foi apontado como o glaciar mais afetado pelo degelo na Áustria, tendo registado entre 2021 e 2022 perdas de cerca de 89.5 metros.

Artigos Relacionados
Ventos de Oeste

Chuvas intensas vão cair (Parte III)

Depois do canalha Musk ter tido o descaramento de declarar que a empatia é uma das fraquezas fundamentais da civilização europeia, eis que a Administração Trump se atreve a proclamar que as actividades da UE minam a liberdade política e a soberania dos povos.