NEWSLETTER EXCLUSIVA PARA ASSINANTES Para que não lhe escape nada, todos os meses o Diretor da SÁBADO faz um resumo sobre o que de melhor aconteceu no mês anterior.
NEWSLETTER EXCLUSIVA PARA ASSINANTES Para que não lhe escape nada, todos os meses o Diretor da SÁBADO faz um resumo sobre o que de melhor aconteceu no mês anterior.
Degelo de glaciares deixa cada vez mais cadáveres expostos.
Na sexta-feira um guia de montanha descobriu um cadáver a cerca de 2.900 metros de altura no glaciar de Schlatenkees, na província de Tirol. A polícia austríaca acredita que se trata de um alpinista desaparecido há mais de 20 anos.
Getty Images
Junto ao corpo foi ainda localizada uma mochila com algum dinheiro, um cartão bancário e uma carta de condução. De acordo com a agência France-Presse, as autoridades estão a investigar o caso e dizem que os resultados dos testes de ADN deverão ser conhecidos dentro de "algumas semanas". Ainda assim, sem quaisquer certezas, acreditam tratar-se de um homem de 37 anos que foi dado como desaparecido em 2001.
Mas os especialistas estão preocupados e dizem que esta deverá ser uma realidade cada vez mais frequente tendo em conta que os glaciares estão a derreter a uma velocidade recorde. Prova disso é o facto de há menos de dois meses ter sido localizado outro cadáver na mesma montanha e, em julho, tersido localizado outro corpo na Suíça.
O Schlatenkees já foi apontado como o glaciar mais afetado pelo degelo na Áustria, tendo registado entre 2021 e 2022 perdas de cerca de 89.5 metros.
Para poder adicionar esta notícia aos seus favoritos deverá efectuar login.
Caso não esteja registado no site da Sábado, efectue o seu registo gratuito.
Para poder votar newste inquérito deverá efectuar login.
Caso não esteja registado no site da Sábado, efectue o seu registo gratuito.
No feudalismo medieval, o feudo era a unidade básica: uma porção de terra concedida por um senhor a um vassalo, em troca de lealdade e serviço. A terra determinava o poder.
E essa gente está carregada de ódio, rancor e desejos de vingança, e não esquecem nem perdoam o medo e a humilhação que aqueles seus familiares (e, em alguns casos, eles próprios, apesar de serem, nessa altura, ainda muito jovens).
A evolução das políticas públicas de energia e ambiente, desde a década de 70, tem sido positiva, especialmente no domínio da agenda e formulação de políticas, atravessando governos diversos, embora muito por efeito da nossa integração europeia.
Cenas de mau-gosto como equiparar fascismo e comunismo, sistemas ditatoriais aspirando a dominação totalitária, «não se faziam em jantares de esquerda»