Sábado – Pense por si

Presidente dos EUA vai avançar sem UE para proibir importação de petróleo e gás russo

Jornal de Negócios 08 de março de 2022 às 13:48
As mais lidas

A administração Biden vai interditar a compra de petróleo e gás russo por empresas nos EUA e a medida pode avançar já esta terça-feira.

A Casa Branca vai impor uma proibição às importações de energia da Rússia e a medida poderá ser anunciada ainda esta terça-feira, avança a Bloomberg citando fontes conhecedoras do tema.

A confirmar-se, a administração Biden avança sem coordenar a medida com os aliados europeus, nomeadamente a UE e o Reino Unido.

De acordo com a Bloomberg, a proibição abrangerá petróleo, gás natural liquefeito e carvão oriundos da Rússia, referiram à agência noticiosa duas pessoas.

Mesmo avançando antes dos aliados europeus, a medida será adotada após consultas com a UE e Londres, sendo que a Europa depende muito mais do que os EUA na importação de produtos energéticos da Rússia.

Até ao momento, os produtos energéticos têm ficado de fora da lista de sanções ocidentais, tendo o Canadá sido o primeiro país a proibir a compra de petróleo russo.

As importações de petróleo russo representaram cerca de 3% das importações de crude pelos EUA no ano passado, de acordo com os dados da Energy Information Administration. No total, as importações de crude e derivados de petróleo russo pesaram 8% no total das importações destes produtos pelos EUA.