Sábado – Pense por si

Presidente da Eslováquia toma posse e promete reunificação do país

Lusa 15 de junho de 2024 às 12:43
As mais lidas

Peter Pellegrini venceu as presidenciais de abril com 53% dos votos, sucedendo à liberal Zuzana Caputová, que não voltou a concorrer nestas eleições.

O Presidente da Eslováquia, Peter Pellegrini, tomou este sábado posse, sucedendo a Zuzana Caputová, e prometeu a reunificação do país, que se encontra politicamente dividido.

REUTERS/Radovan Stoklasa

"A política não deve dividir [...] e tornar-se motor de emoções negativas e destrutivas", afirmou Pellegrini, no seu discurso de tomada de posse.

O novo Presidente da Eslováquia venceu as presidenciais de abril com 53% dos votos, sucedendo à liberal Zuzana Caputová, que não voltou a concorrer nestas eleições.

Peter Pellegrini vincou ainda que o país está dividido por um "alto muro mental".

O novo Presidente da Eslováquia afirmou que este muro está hoje "salpicado de sangue" e defendeu que, em conjunto, deve ser derrubado.

Pellegrini referia-se à tentativa de assassinato do primeiro-ministro, Robert Fico, que ocorreu em 15 de maio.

O Presidente prometeu ainda "reunir" o país, marcado por divisões entre o Governo pró-Kremlin e uma oposição pró-Ocidente.

"A Eslováquia foi, é e continuará a ser um elemento sólido da União Europeia e da Aliança do Atlântico Norte, mas não terá medo de falar com uma voz soberana", rematou.

Artigos Relacionados

Salazar ainda vai ter de esperar

O regresso de Ventura ao modo agressivo não é um episódio. É pensado e planeado e é o trilho de sobrevivência e eventual crescimento numa travessia que pode ser mais longa do que o antecipado. E que o desejado. Por isso, vai invocar muitos salazares até lá.