Sábado – Pense por si

Prémio Sakharov 2023 entregue a Mahsa Amini

Galardão será entregue de forma póstuma à jovem de origem curda, que morreu em 2022, e ao Movimento Mulher, Vida e Liberdade.

O Prémio Sakharov para a Liberdade de Pensamento 2023 foi atribuído de forma póstuma a Mahsa Amini, a jovem de origem curda que morreu em 2022 após ter sido detida pela polícia da moralidade no Irão, e ao Movimento Mulher, Vida e Liberdade.

REUTERS/Christian Mang

O prémio, atribuído pelo Parlamento Europeu, será entregue numa cerimónia oficial marcada para dezembro.

A decisão foi anunciada durante a sessão plenária do Parlamento Europeu, a decorrer em Estrasburgo, França, após a conferência dos presidentes, que reúne Roberta Metsola e os líderes dos grupos políticos.

"Dezasseis de setembro de 2022 é um dia que vai viver na infâmia pelo brutal assassínio da jovem de 22 anos Jina Mahsa Amini, que despoletou um movimento liderado por mulheres que está a fazer história", começou por referir a presidente do Parlamento Europeu.

A morte de Mahsa Amini deu ao "mundo a hipótese de ter o movimento ‘Mulher, Vida, Liberdade’ – três palavras que se tornaram um grito de todos aqueles que defendem a igualdade, dignidade e liberdade no Irão". Agora "este prémio será o tributo às mulheres corajosas e jovens do Irão, que apesar de estarem sob uma constante pressão estão a liderar a mudança".

"O Parlamento Europeu está do lado dos corajosos, daqueles que desafiam e que continuam a lutar pela igualdade, dignidade e liberdade no Irão. Estamos com aqueles que, mesmo a partir da prisão, continuam a manter vivo o Mulheres, Vida, Liberdade. Ao escolhê-los como laureados do Prémio Sakharov 2023 para a Liberdade de Pensamento, esta casa evoca a sua luta e continua a honrar todos os que pagaram o preço mais alto pela liberdade", acrescentou.

Roberta Metsola garantiu ainda: "O Parlamento Europeu está a ouvir-vos, o mundo está a ver-vos e estamos convosco".

Os galardoados recebem um diploma e 50 mil euros. A cerimónia de entrega  vai decorrer a 13 de dezembro de 2023, no hemiciclo do Parlamento Europeu, em Estrasburgo.

Cuidados intensivos

Loucuras de Verão

Até porque os primeiros impulsos enganam. Que o diga o New York Times, obrigado a fazer uma correcção à foto de uma criança subnutrida nos braços da sua mãe. O nome é Mohammed Zakaria al-Mutawaq e, segundo a errata do jornal, nasceu com problemas neurológicos e musculares.