Sábado – Pense por si

Portugal declara dez funcionários da embaixada da Rússia persona non grata

Leonor Riso
Leonor Riso 05 de abril de 2022 às 18:10
As mais lidas

A justificação dada foi a de as suas atividades serem "contrárias à segurança nacional". Têm duas semanas para abandonar o país.

O Governo declarou dez funcionários da embaixada da Rússia em Portugal "persona non grata". A informação foi avançada pelo Ministério dos Negócios Estrangeiros, agora liderado por João Gomes Cravinho. 

Protestos junto à Embaixada da Rússia
Protestos junto à Embaixada da Rússia Mariline Alves

A justificação dada foi a de as suas atividades serem "contrárias à segurança nacional". Os dez funcionários têm dez dias para abandonar o território nacional. 

"Nenhum destes dez elementos é diplomata de carreira", frisa o comunicado.

"O Governo português reitera a condenação, firme e veemente, da agressão russa em território ucraniano", termina a nota.

Artigos Relacionados

As 10 lições de Zaluzhny (I)

O poder não se mede em tanques ou mísseis: mede-se em espírito. A reflexão, com a assinatura do general Zaluzhny, tem uma conclusão tremenda: se a paz falhar, apenas aqueles que aprendem rápido sobreviverão. Nós, europeus aliados da Ucrânia, temos de nos apressar: só com um novo plano de mobilidade militar conseguiríamos responder em tempo eficaz a um cenário de uma confrontação direta com a Rússia.