Senadora Gleisi Hoffmann terá incorrido nos crimes de corrupção passiva e lavagem de dinheiro
A Polícia Federal do Brasil afirmou, na segunda-feira, haver indícios de que a actual presidente do Partido dos Trabalhadores (PT), a senadora Gleisi Hoffmann, incorreu nos crimes de corrupção passiva e lavagem de dinheiro.
Em comunicado, a Polícia Federal do Brasil, que indica ter concluído o inquérito, disse que Gleisi Hoffmann recebeu subornos da construtora Odebrecht disfarçados de doações eleitorais em 2014.
A senadora do PT terá recebido oito pagamentos de 500.000 reais (135.434 euros) cada, que foram registados numa folha de cálculo apreendida a uma funcionária do Setor de Operações Estruturadas da Odebrecht, que ficou conhecido como o departamento que efectuava os subornos, segundo o mesmo comunicado, citado pela imprensa brasileira.
De acordo com a Polícia Federal brasileira, os pagamentos foram feitos a um dos sócios de uma empresa que prestou serviços de marketing e propaganda a Gleisi Hoffmann durante a campanha eleitoral de 2014, que resultou na sua reeleição como senadora.
As autoridades encontraram outros três pagamentos à mesma empresa: um de 150.000 reais (40.630 euros), realizado em 2008, e outros dois, na mesma soma, em 2010.
As investigações também sinalizam indícios de corrupção e lavagem de dinheiro por parte do marido de Hoffman, o ex-ministro Paulo Bernardo, e pelo então chefe do gabinete da senadora Leones Dall Agnol.
Hoffmann, de 51 anos, tornou-se na primeira mulher a ser eleita para dirigir o Partido dos Trabalhadores, fundado, entre outros, pelo antigo presidente brasileiro Luiz Inácio Lula da Silva em 1980.
A atual senadora -- que foi ministra da presidência durante a administração de Dilma Rousseff -- já é ré no Supremo Tribunal Federal, recaindo sobre si a suspeita de que recebeu dinheiro desviado da petrolífera estatal Petrobras.
Polícia diz haver indícios de corrupção da actual líder do PT
Para poder adicionar esta notícia aos seus favoritos deverá efectuar login.
Caso não esteja registado no site da Sábado, efectue o seu registo gratuito.
Para poder votar newste inquérito deverá efectuar login.
Caso não esteja registado no site da Sábado, efectue o seu registo gratuito.
Ricardo olhou para o desenho da filha. "Lara, não te sentes confusa por teres famílias diferentes?" "Não, pai. É como ter duas equipas de futebol favoritas. Posso gostar das duas."
Brigitte e Emmanuel nada têm a ganhar com este processo que empestará ainda mais a atmosfera tóxica que rodeia o presidente, condenado às agruras políticas de um deplorável fim de mandato