Sábado – Pense por si

Polícia detona bomba junto a ministério em Atenas

12 de dezembro de 2016 às 08:23
As mais lidas

O incidente aconteceu depois dos deputados aprovarem, no sábado, um novo orçamento que prevê subidas adicionais de impostos e cortes a pensões, exigidas pelos credores internacionais do país

Especialistas da polícia grega fizeram explodir uma mochila encontrada junto à entrada do Ministério do Trabalho, no centro de Atenas, depois de terem recebido um aviso por telefone de uma ameaça de bomba. Segundo uma fonte das autoridades não há feridos a registar.  

"Era uma bomba-relógio", disse à agência AFP uma fonte da polícia, acrescentando que o engenho era "defeituoso" já que não explodiu à hora para que estava programado.

O jornal Efimerida ton Syntaktondisse ter recebido um telefonema anónimo a alertar para a bomba às 23h20 (hora de Lisboa) de domingo.

A polícia isolou a área mas 40 minutos depois da hora, a bomba ainda não tinha explodido. Por precaução, a polícia realizou uma explosão controlada, pelas 2h30, indicou a mesma fonte.

Nenhum grupo reivindicou, até agora, responsabilidade, mas o método utilizado sugere ser da autoria de um grupo de extrema-esquerda.

O incidente aconteceu depois dos deputados aprovarem, no sábado, um novo orçamento que prevê subidas adicionais de impostos e cortes a pensões, exigidas pelos credores internacionais do país.

O governo de esquerda do primeiro-ministro Alexis Tsipras tem sido criticado por ceder aos credores, depois de ter subido ao poder com a promessa de acabar com a austeridade.

As 10 lições de Zaluzhny (I)

O poder não se mede em tanques ou mísseis: mede-se em espírito. A reflexão, com a assinatura do general Zaluzhny, tem uma conclusão tremenda: se a paz falhar, apenas aqueles que aprendem rápido sobreviverão. Nós, europeus aliados da Ucrânia, temos de nos apressar: só com um novo plano de mobilidade militar conseguiríamos responder em tempo eficaz a um cenário de uma confrontação direta com a Rússia.