Sábado – Pense por si

Polícia de Hong Kong responde a manifestação com gás lacrimogéneo

Manifestantes exigem uma reforma eleitoral e um boicote ao Partido Comunista da China. Protestos chegaram às ruas em junho por causa de um projeto de lei de extradição, entretanto retirado pelo governo.

A polícia de Hong Kong disparou este domingo gás lacrimogéneo contra manifestantes que protestavam num parque público, exigindo uma reforma eleitoral e um boicote ao Partido Comunista da China.

De acordo com a agência Associated Press, as autoridades terão autorizado a concentração, mas não a marcha na qual participaram milhares de pessoas, envergando roupas negras e máscaras.

Os protestos chegaram às ruas de Hong Kong de forma massiva em junho por causa de um controverso projeto de lei de extradição, entretanto retirado pelo Governo, mas transformaram-se num movimento de luta em defesa da democracia e contra o autoritarismo de Pequim.

No país emerso

Por que sou mandatária de Jorge Pinto

Já muito se refletiu sobre a falta de incentivos para “os bons” irem para a política: as horas são longas, a responsabilidade é imensa, o escrutínio é severo e a remuneração está longe de compensar as dores de cabeça. O cenário é bem mais apelativo para os populistas e para os oportunistas, como está à vista de toda a gente.