Sábado – Pense por si

Pode Juan Carlos, rei emérito de Espanha, ser julgado?

Carolina Rodrigues com Leonor Riso 24 de julho de 2018 às 07:00

Ex-amante acusou o rei emérito de a ter usado como testa-de-ferro para esconder contas e propriedades no estrangeiro. Audiência Nacional abriu inquérito ao caso.

Depois de Corinna zu Sayn-Wittgenstein ter revelado, numa conversa gravada pelo ex-comissário José Villarejo, que o rei emérito de Espanha a usou como testa-de-ferro  para esconder diversas propriedades no estrangeiro, contas na Suíça e outros elementos patrimoniais, 84 deputados avançaram com o pedido de uma comissão de inquérito sobre os delitos que D. Juan Carlos I terá alegadamente cometido durante e após o seu reinado como rei de Espanha. Os partidos e coligações Em Comum-Podemos (ERC), Partido Democrata Europeu Catalão (PDeCAT), Compromís e Bildu, com apoio do Partido Nacionalista Basco (PNV), subscreveram a solicitação. Para esta acção ser aprovada, eram precisas 74 assinaturas. 

Para continuar a ler
Já tem conta? Faça login

Assinatura Digital SÁBADO GRÁTIS
durante 2 anos, para jovens dos 15 aos 18 anos.

Saber Mais
No país emerso

Por que sou mandatária de Jorge Pinto

Já muito se refletiu sobre a falta de incentivos para “os bons” irem para a política: as horas são longas, a responsabilidade é imensa, o escrutínio é severo e a remuneração está longe de compensar as dores de cabeça. O cenário é bem mais apelativo para os populistas e para os oportunistas, como está à vista de toda a gente.

Visto de Bruxelas

Cinco para a meia-noite

Com a velocidade a que os acontecimentos se sucedem, a UE não pode continuar a adiar escolhas difíceis sobre o seu futuro. A hora dos pró-europeus é agora: ainda estão em maioria e 74% da população europeia acredita que a adesão dos seus países à UE os beneficiou.