Sábado – Pense por si

Qual será o destino dos restos mortais de Franco?

Mariana Branco
Mariana Branco 22 de agosto de 2018 às 07:00

Sánchez quer avançar com a exumação dos restos mortais do ditador, que à data se encontram no monumento do Vale dos Caídos. Apesar de a decisão ser contestada pela família de Franco, a mesma deve ser aprovada na sexta-feira, em Conselho de Ministros.

O governo socialista espanhol vai avançar com a exumação dos restos mortais de Francisco Franco, que à data se encontram no monumento do Vale dos Caídos. Apesar de a decisão ser contestada pela família do antigo ditador, o governo liderado por Pedro Sánchez deverá aprovar na sexta-feira, em Conselho de Ministros, a exumação do general – introduzindo ainda na legislação uma forma jurídica que dará "máxima cobertura legal" contra prováveis reclamações. No entanto, de acordo com o El Confidencial, a família de Franco terá depois um mês para se opor, podendo a exumação não ocorrer até Outubro.

Para continuar a ler
Já tem conta? Faça login

Assinatura Digital SÁBADO GRÁTIS
durante 2 anos, para jovens dos 15 aos 18 anos.

Saber Mais

As 10 lições de Zaluzhny (I)

O poder não se mede em tanques ou mísseis: mede-se em espírito. A reflexão, com a assinatura do general Zaluzhny, tem uma conclusão tremenda: se a paz falhar, apenas aqueles que aprendem rápido sobreviverão. Nós, europeus aliados da Ucrânia, temos de nos apressar: só com um novo plano de mobilidade militar conseguiríamos responder em tempo eficaz a um cenário de uma confrontação direta com a Rússia.

Cuidados intensivos

Loucuras de Verão

Até porque os primeiros impulsos enganam. Que o diga o New York Times, obrigado a fazer uma correcção à foto de uma criança subnutrida nos braços da sua mãe. O nome é Mohammed Zakaria al-Mutawaq e, segundo a errata do jornal, nasceu com problemas neurológicos e musculares.