Alemanha e Itália também podem fazer paralisações. Pilotos exigem melhores condições.
Melhores condições de trabalho, melhores salários e o reconhecimento de uma união sindical são os protestos dos pilotos irlandeses, que anunciaram esta terça-feira uma greve para 20 de Dezembro, de acordo com a agência Reuters. No seguimento desta decisão, a Associação Alemã de Pilotos anunciou também que poderá acontecer uma greve também na Alemanha, em solidariedade com os colegas.
"Os pilotos com contratos na Irlanda, maioritariamente comandantes, não vão trabalhar. Esta acção vai provocar perturbações e terá custos significativos para a companhia", afirmou o sindicato irlandês Impact.
Também em Itália, os pilotos anunciaram uma paralisação de quatro horas para a próxima sexta-feira, dia 15.
Em 30 anos de existência, a companhia nunca tinha enfrentado um movimento social dos pilotos como este, depois do cancelamento de milhares de voos nos últimos meses.
Pilotos da Ryanair da Irlanda anunciam greve para este mês
"O conflito tem como único objectivo a criação de uma instância de representação dos pilotos da empresa. O modelo de negociação da administração está esgotado", afirmou Ashley Connolly, dirigente do sindicato, lembrando o transtorno causado a dezenas de milhares de passageiros cujos voos foram anulados este ano "porque a empresa e o seu modelo social não têm capacidade para manter ou atrair pilotos".
A Ryanair, primeira companhia europeia em termos de passageiros transportados, não reconhece nenhum sindicato e quer negociar com os pilotos apenas no seio de comités locais de representação do pessoal.
Recentemente, a companhia teve de cancelar 20 mil voos previstos entre meados de Setembro e Março do próximo ano. A empresa justificou estes cancelamentos com problemas no planeamento de férias, mas vários pilotos indicaram à AFP que, com o agravamento das relações com a administração, muitos profissionais saíram para outras companhias.
Para poder adicionar esta notícia aos seus favoritos deverá efectuar login.
Caso não esteja registado no site da Sábado, efectue o seu registo gratuito.
O humor deve ser provocador, desafiar convenções e questionar poderes. É um pilar saudável da liberdade de expressão. Mas quando deixa de ser crítica legítima e se transforma num ataque reiterado e desproporcional, com efeitos concretos e duradouros na vida das pessoas, deixa de ser humor.
Queria identificar estes textos por aquilo que, nos dias hoje, é uma mistura de radicalização à direita e muita, muita, muita ignorância que acha que tudo é "comunista"
Trazemos-lhe um guia para aproveitar o melhor do Alentejo litoral. E ainda: um negócio fraudulento com vistos gold que envolveu 10 milhões de euros e uma entrevista ao filósofo José Gil.