O departamento de polícia de Louisville informou na rede social X que havia um incêndio e destroços, e pediu às pessoas que se mantivessem afastadas do local.
Um avião de carga despenhou-se pouco depois de levantar voo no aeroporto de Louisville, Kentucky, na região centro-leste dos Estados Unidos, provocando pelo menos sete mortos e 11 feridos, adiantaram as autoridades norte-americanas.
Após acidente com avião de carga nos EUA, há mortos e feridosAP Photo/Jon Cherry
"O voo 2976 da UPS despenhou-se por volta das 17:15 [22:15 em Lisboa]" de terça-feira, referiu a Administração Federal de Aviação (FAA, na sigla em inglês).
A mesma fonte identificou a aeronave como um McDonnell Douglas MD-11 com destino ao Havai.
Fotos nas redes sociais mostraram uma grande coluna de fumo negro a erguer-se no céu.
O local do acidente reportado foi no cruzamento da Fern Valley Road com a Grade Lane, na extremidade sul do aeroporto.
O departamento de polícia de Louisville informou na rede social X que havia um incêndio e destroços, e pediu às pessoas que se mantivessem afastadas do local.
Quatro dos mortos não estavam no avião, disseram as autoridades.
Entre os 11 feridos, alguns sofreram ferimentos "muito graves", disse o governador do Kentucky.
"Qualquer pessoa que tenha visto as imagens, o vídeo, sabe o quão violento foi este acidente", disse Andy Beshear.
?? BREAKING: UPS Flight 2976 bound for Honolulu, Hawaii had 280,000 gallons of jet fuel on board when it crashed in Louisville, per WLKY
MULTIPLE explosions have rocked the area, and smoke can be seen for dozens of miles. pic.twitter.com/ilIfnKIZuP
Imagens de uma estação de televisão mostraram um grande rasto de chamas e uma coluna de fumo a sair de um parque de estacionamento enquanto camiões de bombeiros tentavam apagar o incêndio.
O governador disse que uma empresa, a Kentucky Petroleum Recycling, parece ter sido “atingida em cheio”, e uma fábrica de peças automóveis nas proximidades também foi afetada.
Beshear disse desconhecer o estado de saúde dos três tripulantes a bordo do avião, fabricado em 1991.
O aeroporto foi encerrado e a previsão era que as operações só fossem retomadas na manhã de hoje.
“Não sabemos quanto tempo levará para que a área seja considerada segura”, disse o chefe da polícia de Louisville, Paul Humphrey.
O maior centro de distribuição da UPS fica em Louisville, e a empresa anunciou na noite de terça-feira que tinha interrompido a triagem de encomendas no centro, sem informar quando as atividades seriam retomadas.
O centro emprega milhares de funcionários, realiza 300 voos diários e faz a triagam de mais de 400 mil encomendas por hora.
A UPS reconheceu o acidente num breve comunicado e informou que o Conselho Nacional de Segurança nos Transportes norte-americano vai conduzir uma investigação.
Para poder adicionar esta notícia aos seus favoritos deverá efectuar login.
Caso não esteja registado no site da Sábado, efectue o seu registo gratuito.
Para poder votar newste inquérito deverá efectuar login.
Caso não esteja registado no site da Sábado, efectue o seu registo gratuito.
O espaço lusófono não se pode resignar a ver uma das suas democracias ser corroída perante a total desatenção da opinião pública e inação da classe política.
É muito evidente que hoje, em 2025, há mais terraplanistas, sim, pessoas que acreditam que a Terra é plana e não redonda, do que em 1925, por exemplo, ou bem lá para trás. O que os terraplanistas estão a fazer é basicamente dizer: eu não concordo com o facto de a terra ser redonda.
O regresso de Ventura ao modo agressivo não é um episódio. É pensado e planeado e é o trilho de sobrevivência e eventual crescimento numa travessia que pode ser mais longa do que o antecipado. E que o desejado. Por isso, vai invocar muitos salazares até lá.