Sábado – Pense por si

Pedro Sánchez e Podemos fracassam tentativa de acordo para formar Governo

09 de julho de 2019 às 14:02
As mais lidas

A falta de progressos para formar governo, três meses depois da realização das eleições de 28 de abril último, faz aumentar as possibilidades de que seja marcada uma nova consulta eleitoral.

O primeiro-ministro socialista espanhol, Pedro Sánchez, foi incapaz de desbloquear o impasse nas negociações para a sua investidura como chefe do Governo numa reunião que teve, esta terça-feira, com o líder do Unidas Podemos (extrema-esquerda), Pablo Iglesias.

No final do encontro, o PSOE (Partido Socialista Espanhol) e o Unidas Podemos responsabilizaram-se mutuamente pela falta de avanços para garantir a investidura de Pedro Sánchez como primeiro-ministro numa sessão parlamentar que se vai realizar a partir de 22 de julho próximo.

A falta de progressos para formar Governo, três meses depois da realização das eleições de 28 de abril último, faz aumentar as possibilidades de que seja marcada uma nova consulta eleitoral.

A lagartixa e o jacaré

Dez observações sobre a greve geral

Fazer uma greve geral tem no sector privado uma grande dificuldade, o medo. Medo de passar a ser olhado como “comunista”, o medo de retaliações, o medo de perder o emprego à primeira oportunidade. Quem disser que este não é o factor principal contra o alargamento da greve ao sector privado, não conhece o sector privado.

Adeus, América

Há alturas na vida de uma pessoa em que não vale a pena esperar mais por algo que se desejou muito, mas nunca veio. Na vida dos povos é um pouco assim também. Chegou o momento de nós, europeus, percebermos que é preciso dizer "adeus" à América. A esta América de Trump, claro. Sim, continua a haver uma América boa, cosmopolita, que gosta da democracia liberal, que compreende a vantagem da ligação à UE. Sucede que não sabemos se essa América certa (e, essa sim, grande e forte) vai voltar. Esperem o pior. Porque é provável que o pior esteja a chegar.