Sábado – Pense por si

ONU: Guterres foi o nome mais consensual na primeira votação

21 de julho de 2016 às 17:58
As mais lidas

O antigo primeiro-ministro português destacou-se entre os 12 candidatos ao cargo de secretário-geral das Nações Unidas

António Guterres foi o candidato que reuniu mais votos de encorajamento na primeira votação, dentro do Conselho de Segurança, para secretário-geral da Organização das Nações Unidas, de acordo com fontes diplomáticas citadas pela SIC Notícias.

O ex-primeiro-ministro português e antigo Alto-Comissário das Nações Unidas para os Refugiados destacou-se entre os restantes 12 candidatos, que procuram o lugar ocupado até ao fim do ano por Ban Ki-moon.

O ex-Presidente esloveno Danilo Turk ficou em segundo lugar na votação que os representantes das 15 nações fizeram hoje para escolher o sucessor de Ban Ki-Moon, segundo as mesmas fontes.

Além de Guterres, que liderou a agência da ONU para os refugiados, inclui-se a ministra dos Negócios Estrangeiros da Argentina, Susana Malcorra, a antiga chefe do governo neozelandês e dirigente do Programa da ONU para o Desenvolvimento, Helen Clark, e a ex-ministra dos Negócios Estrangeiros búlgara e directora da UNESCO, Irina Bokova.

O Conselho de Segurança da ONU escolherá um candidato para recomendar à Assembleia-Geral, e continuará a realizar votações à porta fechada até chegar a um consenso, esperado para Outubro. Os Estados serão informados acerca dos resultados do seu candidato.

Nunca nenhuma mulher nem um nome da Europa de Leste foi secretário-geral da ONU, pelo que a escolha poderá recair em alguém com ambas as características.