Sábado – Pense por si

ONU diz que há avanços nas conversações com a Líbia

As conversações sobre possíveis alterações no actual acordo político, em particular sobre o papel do marechal, avançaram nos últimos dois meses

Martin Kobler, responsável da ONU, assegurou esta quarta-feira, que as negociações sobre o Governo de unidade nacional na Líbia podem alcançar resultados nas próximas semanas. Desta forma, o país poderá entrar na via da estabilidade, segundo Kobler. 

O Governo liderado pelo primeiro-ministro Fayez al-Sarraj e reconhecido pelas Nações Unidas, está estabelecido em Tripoli desde há um ano, mas não consegue impor a sua autoridade no leste do país, uma região sob a influência do marechal Khalifa Haftar.  




O mediador da ONU, Martin Kobler, explicou ao Conselho de Segurança da organização que as conversações sobre possíveis alterações no actual acordo político, em particular sobre o papel do marechal, avançaram nos últimos dois meses. "Estou convencido que é possível chegar, nas próximas semanas, a um entendimento que permita encontrar uma solução", afirmou Kobler.  A Líbia tem estado mergulhada em rivalidades entre diferentes milícias e tribos desde a queda do regime de Moammar Khadafi em 2011.

As 10 lições de Zaluzhny (I)

O poder não se mede em tanques ou mísseis: mede-se em espírito. A reflexão, com a assinatura do general Zaluzhny, tem uma conclusão tremenda: se a paz falhar, apenas aqueles que aprendem rápido sobreviverão. Nós, europeus aliados da Ucrânia, temos de nos apressar: só com um novo plano de mobilidade militar conseguiríamos responder em tempo eficaz a um cenário de uma confrontação direta com a Rússia.