
Sudão: bem-vindos à guerra esquecida
Rivalidades étnicas e tribais já provocaram 150 mil mortos e tornaram “normal” a violação massiva de mulheres, a escravidão sexual e as mutilações.
Rivalidades étnicas e tribais já provocaram 150 mil mortos e tornaram “normal” a violação massiva de mulheres, a escravidão sexual e as mutilações.
Trata-se do primeiro ataque visando o norte do Líbano desde a escalada com o Hezbollah.
Um total de 15.791 migrantes foram intercetados no mar este ano e devolvidos à Líbia, de acordo com o último registo de 23 de dezembro publicado pela Organização Internacional para as Migrações (OIM).
A tempestade mediterrânica Daniel provocou cheias devastadoras que arrasaram bairros inteiros, a precipitação ultrapassou os 400 mililitros por hora, um valor que não se registava há quatro décadas.
Na realidade, trata-se apenas de dilemas pessoais. O próximo marabuto coloca em prática toda a argúcia apreendida durante o treinamento, rapidamente concluindo que, entre não ser remunerado e enviado para os confins do deserto combater ou ficar pelo ar condicionado da capital, a opção torna-se óbvia.
Na véspera da segunda cimeira 17 chefes de estado e governo tinham confirmado a participação, em comparação com os 45 que se deslocaram à Rússia há quatro anos. A análise de João Carlos Barradas.
O barco afundou a sul da península de Peloponeso, no mar Jónico. A guarda costeira resgatou 106 pessoas com vida mas teme que ainda existam desaparecidos.
Agência Internacional de Energia Atómica ainda não confirmou informação.
Um centro histórico na Ucrânia, um conjunto de edifícios projetados por Niemeyer no Líbano e as ruínas do antigo Reino de Sabá no Iémen. Entraram para a lista de Património da Humanidade e estão ameaçados.
Como narrar a história de um século a partir do mergulho em espiral na vida de um só homem? Aí está Lições, o novo e mais ambicioso romance de Ian McEwan.
No barco estavam entre 120 a 150 pessoas provenientes do Líbano, da Síria e da Palestina que queriam chegar à Europa.
Só três dos seis pisos do hospital estão operacionais desde que um bombardeamento matou quatro pessoas junto ao edifício.
Em ano de pandemia, Europa perdeu destaque na lista mundial das cidades com melhor qualidade de vida. Os primeiros dez lugares têm novidades este ano, mas a cidade com piores condições continua a ser Damasco, capital da Síria.
O ano 2021 ficará marcado por uma autorresponsabilização das principais potências do Médio Oriente, algo que todos as elites políticas regionais intuitivamente desejavam retardar. Porque apesar da repulsa que todas nutrem em relação ao Ocidente, era sempre mais fácil quando se encontravam os EUA, mesmo à mão de semear, para culpar pelos falhanços e caos na região.
"A tendência negativa do clima continuará durante as próximas décadas, independentemente do nosso sucesso na mitigação. Por conseguinte, é importante investir na adaptação. Uma das formas mais poderosas de adaptação é investir em serviços de alerta precoce e em redes de observação meteorológica", alertou.