EUA

O filho do sócio de El Chapo que traiu o pai e o cartel

O filho do sócio de El Chapo que traiu o pai e o cartel
Mariana Branco 04 de janeiro de 2019

Durante o julgamento do antigo narcotraficante Joaquín El Chapo Guzmán foi ouvido um dos homens que, além dos líderes da organização, mais sabe sobre o cartel de Sinaloa. Vicente Zambada Niebla foi preparado desde novo para liderar o grupo.

O julgamento do antigo narcotraficante Joaquín El Chapo Guzmán decorre em Nova Iorque e, na quinta-feira, foi ouvido um dos homens que, além dos líderes da organização, mais sabe sobre o cartel de Sinaloa. Vicente Zambada Niebla, filho de Ismael Zambada García – um dos líderes do cartel –, foi preparado desde novo para liderar o grupo.

No entanto, durante o interrogatório, Zambada acabou por trair o pai, e o cartel, ao testemunhar durante mais de cinco horas sobre todos os aspetos do império do tráfico de droga – esquemas de lavagem de dinheiro, guerras de sangue e vinganças pessoais.

Entre as declarações de Vicente Zambada Niebla está a história do "Niño de Oro" ["Menino de Ouro"] e de como a guerra entre o cartel de Sinaloa e de Juárez terá começado. Rodolfo Carrillo Fuentes, irmão mais novo do fundador do cartel de Juárez, Amado Carrillo, terá sido morto após insultar El Chapo – que o mandou matar. Nessa altura, os carteis entraram em guerra. A guerra entre os carteis causou a morte a cerca de 250 mil pessoas.

Para continuar a ler
Já tem conta? Faça login
Opinião Ver mais