Sábado – Pense por si

Nove mortos devido ao mau tempo na Europa

Algumas estradas mantiveram-se esta segunda-feira encerradas na Riviera Francesa, no sul de França, e os rios ainda estão a subir em Itália, após as inundações que ocorreram no fim de semana.

Pelo menos nove pessoas morreram depois de fortes chuvas terem atingido a costa da Riviera em França e Itália, retendo viajantes nas suas viaturas e provocado inundações em algumas partes da Grécia. Este novo balanço aumenta de cinco para nove o número de vítimas do mau tempo na Europa.

Algumas estradas mantiveram-se esta segunda-feira encerradas na Riviera Francesa (Côte d’Azur), no sul de França, e os rios ainda estão a subir em Itália, após as inundações que ocorreram no fim de semana.

O Governo da região francesa de Var disse que quatro pessoas morreram, incluindo um casal de 70 anos, cujo carro ficou submerso pelas águas, na cidade de Grasse.

Na Grécia, os corpos de dois homens que se acredita serem turistas foram resgatados no domingo à noite e na manhã de segunda-feira perto do porto de Antirio, 250 quilómetros a oeste de Atenas após o barco em que estavam ter sido apanhado pelo mau tempo.

Outras duas mulheres morreram quando as tempestades atingiram as ilhas do Mar Egeu, noticiou a ERT TV.

No norte da Itália, uma mulher foi encontrada morta depois do rio Bomida ter transbordado e levado a viatura em que seguia. As equipas de socorro estão à procura de eventuais vítimas na sequência de um deslizamento de terras perto de Savona.

No país emerso

Por que sou mandatária de Jorge Pinto

Já muito se refletiu sobre a falta de incentivos para “os bons” irem para a política: as horas são longas, a responsabilidade é imensa, o escrutínio é severo e a remuneração está longe de compensar as dores de cabeça. O cenário é bem mais apelativo para os populistas e para os oportunistas, como está à vista de toda a gente.