Declarações surgiram momentos antes de uma reunião de emergência do Conselho de Segurança da ONU.
O primeiro-ministro israelita, Benjamin Netanyahu, defendeu este domingo que "tomar o controlo" da Faixa de Gaza é a melhor maneira de acabar com o Hamas e colocar um fim à guerra, e garantiu que, caso assim o seja, Israel permitirá que os civis se dirijam para zonas seguras - onde será assegurada a alimentação, segurança e assistência médica.
Netanyahu defende controlo de Gaza para acabar com o Hamas, antes de reunião na ONUAbir Sultan/Pool Photo via AP
As declarações surgiram durante uma conferência de imprensa, que teve lugar momentos antes de uma reunião de emergência do Conselho de Segurança da ONU. Durante a mesma, Netanyahu explicou que o objetivo de Israel não é ocupar a Faixa de Gaza, mas sim libertá-la, e acrescentou que quer evitar a todos os custos uma crise humanitária.
Segundo o primeiro-ministro, já "entraram em Gaza centenas de camiões" de ajuda humanitária. Se Israel estivesse a implementar "uma política de fome, ninguém em Gaza teria sobrevivido após dois anos de guerra", sublinha. Além disso, disse ainda que o país enviou milhões de mensagens e efetuou telefonemas a pedir que os civis abandonassem a zona de perigo.
Netanyahu aproveitou ainda para descrever os cinco princípios de Israel para acabar com a guerra, o que inclui: o desarmamento do Hamas, a devolução de todos os reféns, a desmilitarização da Faixa de Gaza, Israel assumir o "controlo de segurança" de Gaza e ainda o estabelecimento de uma "administração civil alternativa" que não seja o Hamas ou a Autoridade Palestiniana.
Avançou também que os reféns estão a ser "deliberadamente privados de comida" e considerou que Israel "não tem outra escolha" a não ser "terminar o trabalho" e "derrotar" o Hamas.
Aos jornalistas, Netanyahu deixou duras críticas. Disse que a imprensa internacional está a acreditar na propaganda do Hamas - ao referir-se às imagens de crianças desnutridas que apareceram nas páginas de vários jornais - e adiantou que o governo israelita está a processar o New York Times por ter usado imagens de uma criança com fome na primeira página do jornal, sendo que a mesma teria alegadamente problemas de saúde subjacentes. Segundo o primeiro-ministro, a mãe e o irmão da criança estão saudáveis.
Para poder adicionar esta notícia aos seus favoritos deverá efectuar login.
Caso não esteja registado no site da Sábado, efectue o seu registo gratuito.
A ideia de que a IA pode tomar conta do mundo pode parecer cinematográfica mas é cada vez mais real. Contudo, a Apple divulgou um estudo no qual afirma que todos este modelos não pensam, apenas memorizam.
"Às vezes precisamos de lembrar que há diferentes formas de medir o tempo. Há o tempo dos adultos, cronometrado e urgente. E há o tempo das crianças, que se mede em sorrisos e abraços", explicou a juíza Dr.ª Isabel Moreira.
Agora existem os neo-fascistas. E Steve Bannon é um deles. E a sua influência global é enorme. E em Portugal os seus discípulos não se encontram apenas no Chega.
Para perceber se uma pessoa gosta de si ou não, perceba se ela quer estar ou não perto de si. Outra pista é o tempo que demora a responder a uma mensagem, email ou chamada, o tempo indica a importância que tem para essa pessoa.