NEWSLETTER EXCLUSIVA PARA ASSINANTES Para que não lhe escape nada, todos os meses o Diretor da SÁBADO faz um resumo sobre o que de melhor aconteceu no mês anterior.
NEWSLETTER EXCLUSIVA PARA ASSINANTES Para que não lhe escape nada, todos os meses o Diretor da SÁBADO faz um resumo sobre o que de melhor aconteceu no mês anterior.
Três trabalhadores saíram ilesos do acidente e um outro encontra-se hospitalizado.
Os bombeiros conseguiram, na noite de segunda-feira, resgatar o trabalhador que tinha ficado preso nos escombros da torre medieval que desabou parcialmente durante obras de restauro na segunda-feira. No entanto, a alegria do resgate durou pouco porque o homem não resistiu ao trauma e morreu pouco depois.
Fabrizio Corradetti/LaPresse via AP
“Em meu nome e em nome do governo, expresso profunda tristeza e condolências”, afirmou a primeira-ministra italiana, Giorgia Meloni, num comunicado divulgado já nas primeiras horas desta terça-feira que confirmava a morte do trabalhador. “Estamos ao lado da sua família e colegas neste momento de sofrimento indescritível”, referiu ainda.
O Ministério dos Negócios Estrangeiros da Roménia identificou o homem como sendo Octav Stroici e agradeceu aos socorristas pela determinação demonstrada durante as onze horas que foram necessárias até que fosse possível fazer o resgate. Outro romeno foi retirado com sucesso e está fora de perigo depois de ontem ter sido avançado que estava gravemente ferido.
A carregar o vídeo ...
O momento em que parte de torre medieval desaba em Roma
Ainda ao início da tarde de segunda-feira, os bombeiros tentaram utilizar uma janela que se encontrava no primeiro andar para se aproximarem do trabalhador preso, mas foram obrigados a recuar devido a um segundo desabamento. Uma outra tentativa também teve de ser abortada e já ao cair da noite os bombeiros utilizaram um guindaste e tubos gigantes para sugar os escombros da janela no segundo andar, permitindo que um trio de socorristas conseguisse colocar o trabalhador preso numa escada telescópica aérea antes de o transportar para a ambulância.
“A operação demorou muito tempo porque, cada vez que uma parte do corpo era libertada, surgia mais entulho que a cobria”, referiu Lamberto Giannini, presidente da Câmara de Roma, aos jornalistas. Anteriormente o presidente da câmara tinha avançado que o trabalhador estava a conversar com os socorristas que tentavam chegar até si e a utilizar uma máscara de oxigénio.
Além de Octav Stroici e do trabalhador que está hospitalizado, outros três foram resgatados ilesos.
A Torre dei Conti foi construída no século XIII pelo papa Inocêncio III como residência para a sua família. O edifício ficou danificado por um terremoto em 1349 e sofreu desabamentos no século XVII.
Para poder adicionar esta notícia aos seus favoritos deverá efectuar login.
Caso não esteja registado no site da Sábado, efectue o seu registo gratuito.
Para poder votar newste inquérito deverá efectuar login.
Caso não esteja registado no site da Sábado, efectue o seu registo gratuito.
Já muito se refletiu sobre a falta de incentivos para “os bons” irem para a política: as horas são longas, a responsabilidade é imensa, o escrutínio é severo e a remuneração está longe de compensar as dores de cabeça. O cenário é bem mais apelativo para os populistas e para os oportunistas, como está à vista de toda a gente.
Com a velocidade a que os acontecimentos se sucedem, a UE não pode continuar a adiar escolhas difíceis sobre o seu futuro. A hora dos pró-europeus é agora: ainda estão em maioria e 74% da população europeia acredita que a adesão dos seus países à UE os beneficiou.
A desinformação não é apenas um fenómeno “externo”: a nossa própria memória também é vulnerável, sujeita a distorções, esquecimentos, invenções de detalhes e reconstruções do passado.